Segundo o coordenador Nacional de Cultura do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Javier Alafaya, o Encontro Nacional de Cultura de 2012, que será realizado dia 1º de junho na cidade de São Paulo, tem um aspecto diferente em relação aos seminários realizados anteriormente porque será deliberativo. A intenção, informou, é ir além do debate de idéias e definir um plano de ação que sirva para as plataformas eleitorais deste ano e balize a ação dos comunistas nesse terreno. Para Javier Alfaya, a idéia é abarcar diversas esferas tanto no âmbito da produção cultural, o universo da criação, quanto na democratização do consumo de cultura. São esses dois vieses, afirmou, que darão o tom no debate do Encontro.

Ele lembrou que o direito à cultura é negado por um sistema de dominação midiático viciado e manipulador. Ressaltou também o aspecto econômico da cultura que, segundo estimativas, gira em torno de 8% do Produto Interno Bruto (PIB). É um setor com peso na economia, enfatizou. Javier Alfaya disse que outro ponto importante no debate é a produção de equipamentos, a cadeia industrial do setor. Disse que o Brasil é um país dependente, nesse ramo, das grandes indústrias de fora. Para ele, o Encontro deverá debater esse aspecto da produção cultural.

No conjunto, segundo Javier Alfaya, a cultura é uma tema de grande relevância para o país e vem sendo tratado, pelos comunistas, como uma questão periférica. Para ele, o PCdoB pode ter uma presença mais efetiva no processo cultural brasileiro. Lembrou que, ao longo da história, os comunistas sempre contaram em seu meio com destacadas personalidades do mundo cultural. Citou Graciliano Ramos, Oswald de Andrade, Monteiro Lobato, Vilanova Artigas, Carlos Drummond de Andrade, Cândido Portinari, dentre tantos outros, que estiveram com os comunistas defendendo a paz, a democracia e progresso social.

Segundo Javier Alafaya, hoje o PCdoB tem grande prestigio nos meios culturais, realçando o respeito que parlamentares comunistas desfrutam no Rio de Janeiro com a deputada Jandira Feghali, no Rio Grande do Sul com Manuela D’Ávila, no Acre com Perpétua Almeida — além de outras atividades em diferentes Estados. Mas, disse ele, são ainda iniciativas dispersas, não sistematizadas. O Encontro terá a finalidade de começar a sistematizar essas experiências e produzir conteúdo para a reflexão dos comunistas. Segundo Javier Alfaya, para essa finalidade foram convidados nomes de peso na cultura nacional.

__________

Confirme sua presença através do email: [email protected]