Regendo-se pela conhecida tese de V. I. Lênin segundo a qual a produtividade do trabalho é, em última análise, o que há de mais importante para o triunfo do novo regime social, o Partido procurou e procura obter um aumento constante da produtividade do trabalho à base do progresso técnico.

Como indicou Lênin, a premissa essencial do incremento da produtividade do trabalho é:

“aumentar a disciplina dos trabalhadores, a aptidão no trabalho, o ritmo e a intensidade do mesmo e melhorar sua organização.”
Os soviéticos sabem que o aumento da produtividade do trabalho constitui a base da elevação de seu bem-estar. Por isso devemos melhorar infatigavelmente a organização do trabalho e da produção e acabar com as perdas de meios materiais e de tempo de trabalho.

As organizações do Partido e os organismos econômicos devem concentrar sua maior atenção nas questões relativas à atividade econômica das empresas. É preciso conseguir com tenacidade que cada empresa trabalhe de maneira rítmica e que se reduza o preço de custo da produção; é preciso observar em tudo um rigoroso regime de economia e fortalecer por todos os meios o princípio do autofinanciamento das empresas.

Camaradas:

As construções básicas têm suma importância para o incremento da indústria e de toda a economia nacional. Agora, quando as inversões anuais de fundos básicos ascenderão a quase 200.000 milhões de rublos devemos mostrar mais interesse pelos problemas das construções básicas dotando-as de uma firme base industrial.

O Comitê Central do Partido e o Conselho de Ministros da URSS adotaram nos últimos tempos várias decisões de importância para impulsionar e aperfeiçoar a indústria da construção. Trata-se de garantir o aproveitamento mais eficaz dos fundos destinados às construções básicas, de elevar o nível técnico e de organização da direção das obras, de lutar com energia contra a dispersão dos recursos e de reduzir de maneira radical os prazos e o custo das construções. Estas tarefas podem ser resolvidas unicamente industrializando a construção, empregando em grande escala armações de cimento e de concreto armado e peças pré-fabricadas.

A envergadura das construções básicas em nosso país aumenta sem cessar e os fundos básicos da indústria crescem com rapidez. Ao mesmo tempo que melhoramos os métodos de construção, somos obrigados a preocupar-nos zelosamente a todo instante em aproveitar melhor o potencial existente. A experiência demonstra que muitas empresas podem aumentar em grande medida sua produção — e algumas delas podem duplicá-la e até triplicá-la — sem necessidade de efetuar grandes inversões suplementares de fundos básicos. O que é necessário unicamente é empreender seriamente a tarefa: modernizar a maquinaria, melhorar a organização da produção e do trabalho e utilizar com maior amplitude uma força tão poderosa como a experiência dos trabalhadores de vanguarda da indústria e a fecunda iniciativa dos inventores e racionalizadores.

Nossa magnífica e numerosa classe operária e os engenheiros e especialistas buscam e mobilizam com crescente atividade as imensas reservas existentes no seio da produção socialista. Uma brilhante expressão dessa atividade é a emulação socialista. É preciso desencadear a emulação com maior amplitude, recordando sempre que não se trata de uma campanha temporária, mas de uma ação viva da qual participam milhões de pessoas, de uma pujante força que impulsiona o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da produção socialista. Estamos certos de que os operários e as operárias, os engenheiros e os especialistas assegurarão com seu trabalho criador o feliz cumprimento do VI Plano Quinquenal. (Prolongados aplausos).