A Agricultura
Camaradas:
Além de uma potente indústria, nosso país necessita de uma agricultura desenvolvida em todos os aspectos e capaz de produzir os gêneros alimentícios e matérias-primas agrícolas necessárias a abastecer plenamente a população e satisfazer todas as demais necessidades do Estado.
Em virtude do desenvolvimento da economia socialista, do aumento da produtividade do trabalho e da diminuição dos preços a varejo, durante os últimos anos cresceram, consideravelmente, o salário real dos operários e empregados e as rendas dos colcosianos, elevando-se o poder aquisitivo da população.
Em tais condições, ante o Partido colocou-se uma tarefa urgente, que interessa a todo o povo: aumentar verticalmente a produção agrícola. Nos Plenos do Comitê Central do Partido foram postas a nu sérias deficiências e erros na direção da agricultura e elaborou-se um vasto programa de incremento da produção de cereais e de produtos pecuários.
Com o ativo concurso da classe operária e de todo o povo, nosso Partido levou a cabo importantes medidas de fomento da agricultura. Em 1954 e 1955, as inversões de fundos básicos nesse ramo elevaram-se a 34.400 milhões de rublos, o que representa 138% em relação à soma invertida, em geral, na economia agropecuária durante todo o quarto quinquênio. Nestes dois anos, os colcoses, as estações de máquinas e tratores (EMT) e os sovcoses receberam 404.000 tratores, (em unidades convencionais de 15 HP), 228.000 caminhões, 83.000 colhedoras combinadas de cereais e grande quantidade de outras máquinas.
Para estimular o interesse material dos colcoses e dos colcosianos no aumento da produção social e incrementar a parte desta destinada ao mercado, foram elevados consideravelmente os preços de aprovisionamento de cereais, produtos pecuários, batatas, hortaliças, linho e cânhamo. Como resultado destas medidas, e do aumento da produção mercantil, a renda em dinheiro dos colcoses em 1954 e 1955 cresceu em 20 bilhões de rublos.
Nas estações de máquinas e tratores criaram-se quadros permanentes de motocultores, o que tem importância primordial para transformá-las em empresas socialistas modelo. Das cidades e centros industriais têm sido enviados para trabalhar nas EMT, colcoses e sovcoses muitos milhares de engenheiros, peritos e funcionários do Partido e dos Soviets. Mais de 120.000 especialistas da agricultura foram enviados aos colcoses. Mais de 20.000 comunistas das cidades foram transferidos para o campo e recomendados como presidentes de colcoses. O Comitê Central do Partido e o Governo introduziram um novo método de planificação na agricultura que deixou campo livre à iniciativa dos colcosianos. Adotaram-se medidas para melhorar o trabalho dos sovcoses, fortalecer as fazendas do Estado existentes e criar outras novas.
A aplicação das medidas traçadas pelo Partido a fim de desenvolver a agricultura permitiu dar o.primeiro passo importante para aumentar a produção de cereais e de cultivos industriais, como se evidencia no seguinte quadro:
Cabe assinalar que, se nos primeiros três ou quatro anos do quinto Plano Quinquenal apenas tivemos um incremento da produção de cereais e cultivos industriais, em 1955, graças à aplicação das diversas medidas que conhecemos, a colheita global dos cultivos subiu consideravelmente. Em comparação com 1954, as colheitas totais aumentaram, em 1955, nas seguintes proporções: cereais — 22%; girassol — 95%; beterraba açucareira — 54%; fibra de linho — 74%. Não aumentou o rendimento do algodão, mas isto foi devido aos danos causados aos brotos pelas geadas. Em várias zonas, particularmente nas terras não negras, foram baixas as colheitas de batatas.