A internacionalização significa que a moeda chinesa é permitida de circular no exterior e se torna um papel de reserva para liquidação internacional.

 

Nos últimos dois meses, a China adotou uma série de medidas no setor econômico, consideradas importantes para promoção deste processo. Em abril, o banco HSBC de Hong Kong emitiu títulos de crédito em renminbi no valor de 2 bilhões de yuans. Além disso, a moeda chinesa já é utilizada para operações diretas com o iene japonês desde o dia 1° deste mês.

Os benefícios a longo prazo trazidos pela internacionalização da moeda já têm sido amplamente reconhecidos no mundo. Os países que têm dólar americano e euro como moeda, por exemplo, dominam o direito para emissão de moeda internacional e desfrutam dos maiores interesses políticos e econômicos. Para a China, a internacionalização do renminbi vai impulsionar ainda mais o desenvolvimento do comércio fronteiriço, além de reduzir os riscos cambiais.

Apesar de haver grandes benefícios, o país também precisa assumir grandes riscos neste processo. Tem que estabelecer um mecanismo financeiro mais transparente e reajustar sua política de controle macroeconômico. O diretor do Centro de Estudo da China e Economia Mundial da Universidade Tsinghua, Li Daokui, deu sua opinião sobre a questão.

“As experiências mostram que um país tem que passar por muitas mudanças e enfrentar grandes impactos no processo de internacionalização de sua moeda.”

Segundo Zhang Bin, diretor do Instituto para Pesquisa de Política e Economia Mundial da Academia de Ciências Sociais da China, o governo chinês deve aprimorar ainda mais sua reforma financeira para promover a internacionalização do renminbi.

“No momento, o mais importante é que o governo crie um mecanismo eficiente de taxa cambial e reforce a construção do mercado de capitais, para satisfazer aos pedidos apresentados no processo de internacionalização da moeda chinesa.”

Zhang Bin também destacou a tarefa mais necessária no momento para este processo.

“Temos duas tarefas mais urgentes. Primeiro, continuarmos promovendo o mecanismo de formação de taxa cambial mais voltado ao mercado. Segundo, persistirmos na reforma do mercado de capitais.”

_________

Fonte: Rádio Internacional da Cinha