Yang considera que a participação ativa chinesa na cúpula do G20 demonstra o papel construtivo do país na promoção da recuperação da economia mundial. O discurso proferido pelo presidente na cúpula explicou a posição chinesa em relação a diversos assuntos. Hu manteve contatos com líderes de outros países com quem trocou opiniões.

Depois de analisar a atual situação econômica e os riscos que se colocam ao desenvolvimento econômico do mundo, Hu pediu aos integrantes do G20 para que continuem seguindo o espírito de solidariedade e cooperação, envidem esforços para manter o crescimento, criar emprego, promover a estabilidade e aprofundar as reformas do mecanismo financeiro internacional. Promover o desenvolvimento saudável do comércio internacional e divulgar o modelo de desenvolvimento sustentável foram também assuntos tocados na intervenção do presidente chinês. Hu reiterou que a China defendeu sempre a proteção da estabilidade do euro e apoia os esforços em prol da revitalização econômica da Europa. Mais uma vez, o presidente chinês manifestou a vontade da China pôr fim à crise de dívida europeia ao lado da comunidade internacional.

Líderes europeus expressaram agradecimentos pela atitude otimista da China e pelo apoio chinês em relação ao processo de integração europeu.

No seu discurso, Hu apontou que o desenvolvimento comum é essencial para o crescimento sustentável da economia mundial. É preciso prestar atenção aos efeitos externos de medidas adotadas por alguns países no enfrentamento da crise financeira internacional. É também necessário dedicar esforços concretos na promoção da prosperidade de países em desenvolvimento e na redução das desigualdades entre Sul e Norte. Durante a cúpula, o presidente chinês reuniu-se com os seus homólogos do BRICS, com o presidente do México, Felipe Calderón e o primeiro-ministro da Etiópia, Meles Zenawi. No encontro com líderes dos Estados Unidos, França e Alemanha, Hu alcançou com estes consensos acerca do relacionamento bilateral.

Acerca da economia chinesa, Hu salientou que esta se encontra estável, mas que enfrenta pressão de queda em virtude da complexa situação externa. O governo chinês continua aplicando políticas fiscais positivas, a reforçar e melhorar o macrocontrole, priorizando a demanda interna para garantir a vida do seu povo. A China está confiante na manutenção da boa tendência econômica e contribuirá para a recuperação e prosperidade da economia mundial.

Yang finalizou dizendo que a China continuará concentrando-se na resolução dos problemas internos, disponibilizando-se, no entanto, para promover a prosperidade do desenvolvimento mundial.

__________

Fonte: Rádio Internacional da China