Não tem como falar da história do Partido Comunista do Brasil sem falar de Maurício Grabois. Um bravo revolucionário que construiu e reconstruiu o Partido nos momentos mais importantes de sua história. Grabois foi assassinado na Região do Araguaia, onde comandava a maior guerrilha revolucionária do Brasil, a Guerrilha do Araguaia, na qua não só Grabois foi assassinado, mas também diversos camaradas do PCdoB.

A homenagem ao grande líder comunista aconteceu no plenário da Alerj, e foi conduzida pelo Deputado Estadual Paulo Ramos (PDT). A cerimônia contou com a presença de diversos líderes do PCdoB e militantes do período da ditadura, representantes de entidades que lutam pela Verdade e Justiça do período militar, além de amigos e da família de Grabois.

Maurício Grabois recebeu o Título de Cidadão do Rio de Janeiro, na figura de sua filha Vitória, que recebeu a homenagem das mãos do deputado Paulo Ramos.

A mesa foi composta pela filha de Maurício, Vitória Grabois; pela vice-residente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, Sueli Belato; a socióloga e ex-aluna de Grabois, Maisa Machado; a representante do Centro pela Justiça e pelo Direito Internacional (CEJIL), Beatriz Afonso; pela representante do Grupo Tortura Nunca Mais. E por Caíque Tibiriçá, representando a Fundação Maurício Grabois.

Caíque, em sua fala, salientou a importância da homenagem a Grabois no Plenário da Alerj: “A realização dessa homenagem nesse local é um avanço enorme na nossa luta democrática. Hoje não precisamos ver os filhos e a família de Grabois na clandestinidade, hoje andamos com nossas identidades verdadeiras. É sim um grande avanço na luta democrática, mas ainda há muitos empecilhos e dificuldades, precisamos dar muitos passos ainda. E o primeiro deles deve ser a abertura dos arquivos da ditadura. Nós precisamos resgatar a memória de Grabois e de tantos outros heróis do povo brasileiro. Precisamos apontar os torturadores e assassinos e puni-los exemplarmente”.

Sueli Belato, representando a Comissão da Anistia, afirmou: “É uma enorme satisfação para Comissão da Anistia prestar homenagem a Grabois e tantos outros que não se curvaram diante da ditadura”.

O deputado Paulo Ramos fez questão de discursar em homenagem a Maurício: “É com muita honra e alegria, e como cumprimento de meu dever, que cedemos esse título e essa homenagem a Grabois, não só por sua grande luta, mas pela garantia de que sua luta não seja em vão. E o primeiro passo para essa vitória, é a luta para que a Verdade apareça”.

Vitória Grabois, fez um discurso emocionado em homenagem ao pai: “Aqui nessa casa, meu pai foi deputado constituinte, foi o primeiro a pedir a palavra nessa tribuna. Ele era líder do Partido Comunista. A revolução socialista foi a razão de viver de meu pai, acabar com a opressão do capitalismo sobre o povo. Por muitos anos o Estado manteve o segredo das operações no Araguaia. Se hoje o Estado Brasileiro tem uma Comissão da Verdade é graças a luta desses homens e mulheres que não viram seus filhos e netos crescerem”.

A solenidade também contou com a presença de importantes líderes do PCdoB no Rio de Janeiro, como a Presidenta Estadual do PCdoB, Ana Rocha; o Vice-Presidente Estadual e membro do comitê central do Partido, João Batista Lemos; e dos dirigentes José Roberto e Marcos Costa.

Também estiveram presentes: OAB, ABI, CREMERJ, CTB, PCB, GTNM, UJS.

 

Fonte: Portal Vermelho