“Também não tínhamos no horizonte essa possibilidade de o Partido já dar saltos nos processos eleitorais a curto prazo. A possibilidade de um crescimento maior vai depender evidentemente dessa acumulação e de vários fatores políticos – tanto no âmbito nacional, como no continental e mundial.

O dirigente nacional ressaltou ainda que a atual configuração das disputas eleitorais é desigual, porque as campanhas exigem muitos recursos e estrutura. “Das três capitais que dizíamos que iríamos para o 2º turno fomos em uma delas – que é Manaus, a maior e mais importante em termos de população. No caso de Florianópolis deixamos de ir para o 2º turno por uma diferença mínima. E em Porto Alegre já prevíamos que dificilmente poderíamos vencer um prefeito muito bem avaliado. Apesar de a campanha da Manuela ter sido uma campanha grande e importante.”

Renato ressaltou ainda que o PCdoB segue na disputa no 2º turno em importantes cidades de médio porte como Contagem (MG) – com a candidatura do deputado Carlin Moura – e em Jundiaí (SP), através do deputado Pedro Bigardi – que não definiu a disputa já no 1º turno por apenas 0,02%.

“Reelegemos duas cidades que consideramos importantes como projeto do PCdoB: Olinda (PE) e Juazeiro (BA). Também já elegemos um vice no Recife [o deputado Luciano Siqueira] e estamos no páreo no segundo turno em três capitais muito importantes: São Paulo [Nádia Campeão], Salvador (BA) [Olívia Santana], Belém (PA) [Jorge Panzera] e em Rio Branco [Márcio Batista].”

Em relação à eleição de vereadores em capitais, o dirigente nacional afirmou que o Partido manteve o mesmo índice das últimas eleições, mas em cidades diferentes. “Não temos ainda o cômputo geral do número de prefeitos e vereadores eleitos em todo o país.”

Ele pontua que três fatores foram determinantes para esse resultado favorável. “Nossas propostas e os programas que defendemos para as cidades, levando em conta sempre o aspecto de uma cidade moderna e mais humana; a militância, que mostrou capacidade de mobilização e aglutinação de outras camadas de aderentes e, finalmente, nossas lideranças, que saíram mais prestigiadas e respeitadas.”

Renato cita como exemplo de lideranças que saíram ainda mais fortalecidas do pleito desse ano a deputada federal Manuela D’Ávila – que concorreu à Prefeitura de Porto Alegre (RS), e a deputada estadual Angela Albino – terceira colocada na disputa pela Prefeitura de Florianópolis (SC).

Em relação a Manaus, ele destacou a liderança da senadora Vanessa Grazziotin, que disputará o 2º turno das eleições para prefeita da capital. “Vamos travar a luta em Manaus no 2º turno. O PCdoB não é daqueles que acha que as batalhas já estão ganhas ou perdidas. Vamos até o fim. Nunca deixamos nenhuma batalha pelo caminho. Temos chance sim de decidir.”

 

Fonte: Portal Vermelho