O Hino Caipira do Time do XV de Novembro de Piracicaba

 

Esta é a formação do XV de Piracicaba no último campeonato da série A2

 

Embora o desejo desse autor (ACAS) fosse mostrar apenas o curioso hino caipira do time do XV de Novembro de Piracicaba, mais conhecido como “Nhô Quim”, divido com a jornalista Ana Marly Jacobino seu texto precioso, publicado na “Agenda Cultural Piracicabana”, em 02 de maio de 2009, mostrando o Hino Oficial (em Português culto e o Hino preferido por 9 entre 10 torcedores do XV: o Hino caipira!


A cidade de Piracicaba era e é, berço de grandes jogadores de futebol e de basquete, principalmente aquele memorável time feminino, onde jogava a Magic Paula, num time patrocinado por uma empresa de saúde e pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queirós, faculdade piracicabana padrão de agronomia. Também foi lá que o grande jogador de futebol, Dema, revelado pelo Ypiranga de São Paulo; que passou pelo Palmeiras e seleção brasileira (lateral esquerdo, apesar de destro), que era primo do meu cunhado Ferrari (com o qual jogou pelo Ypiranga) encerrou sua carreira. No XV de Piracicaba, o Dema foi jogador, tornando-se depois treinador. Residia há muito em Piracicaba. Faleceu já há alguns anos, assim como meu cunhado Ferrari. Devo lembrar aos leitores que tenho um carinho especial por Piracicaba, onde, de vez em quando (e quando posso – $$$$), vou com minha esposa à Rua do Porto, comer um peixe assado na grelha; maravilha que todos deveriam conhecer. Também foi em Piracicaba que meu primeiro livro o “Pequeno Dicionário de Caipirês” foi colocado à venda, no Shopping da cidade. Piracicaba também é a casa do Antônio Cecílio, velho amigo virtual, jornalista de Piracicaba, que comigo e tantos outros, colabora com um jornal virtual de Portugal. Piracicaba é também berço do “Salão Internacional de Humor”; evento único, de categoria internacional, onde estive em visita por três vezes.

 

Texto da Ana

O XV de Novembro de Piracicaba foi fundado no dia 15 de novembro de 1913, oriundo de duas equipes da cidade que decidiram se unir para formar uma só agremiação. Esporte Clube Vergueirense e 12 de Outubro entraram em um acordo para se fundirem e convidaram o Capitão da Guarda Nacional Carlos Wingeter para presidir o novo clube. O capitão aceitou, mas com uma condição: que o nome da agremiação fosse dado em homenagem à Proclamação da República Confederativa do Brasil.


Seu primeiro título foi no ano seguinte a sua fundação, em 1914, quando conquistou uma competição amadora da cidade de Piracicaba, vencendo a Associação Esportiva Piracicaba por 3 a 2. Quatro anos depois o XV resolveu se afiliar a Associação Paulista de Esportes Atléticos e passou a disputar campeonatos pelo interior, onde conquistou os títulos de campeão regional em 1918 e vice-campeão em 1920.


Em 1931, o clube conseguiu conquistar seu primeiro título de maior expressão: Campeão do Interior. Na década seguinte, em 1948, o XV de Piracicaba alcançou mais uma vez uma conquista. Desta vez foi campeão da Segunda Divisão do Futebol Paulista (correspondente a atual Série A2), participando, a partir de 1949, da Primeira Divisão (atual A1), junto com os times grandes do Estado.


No mesmo ano também foi campeão do Torneio Início e no ano seguinte vice-campeão desta mesma competição, eliminando São Paulo e Palmeiras. Em 1952 e 1958 conseguiu seus melhores resultados até então ficando na quinta colocação da Primeira Divisão, atrás apenas de São Paulo, Palmeiras, Corinthians e Santos.

Em 1966 foi vice-campeão da competição, mas em 1967 o XV conquistou novamente o acesso, sendo campeão do Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Entre 1967 e 1968, o clube teve a Posse da Taça dos Invictos do jornal “A Gazeta Esportiva”. No ano de 1969 conseguiu mais um título ao vencer o Torneio Brasil Central.


Sete anos se passaram e finalmente em 1976 o clube conseguiu sua maior conquista no cenário estadual: o vice-campeonato Paulista, perdendo para o Palmeiras. O resultado levou o clube a participar do Campeonato Brasileiro (Série A) em 1977, chegando à fase final da competição. Entretanto, terminou no oitavo lugar. O XV de Piracicaba marcou presença no Nacional nos anos de 1978 e 1979.

Após participar três anos seguidos do Brasileiro, a equipe foi rebaixada no Campeonato Paulista em 1981, disputando nos anos de 1982 e 1983 a Segunda Divisão. Neste ano conseguiu mais um título, e conseqüentemente mais um acesso, voltando à Primeira Divisão.
No ano de 1990, a campanha no Campeonato Paulista classificou a equipe para a Copa do Brasil do ano seguinte. O time foi eliminado pelo Caxias (RS) na competição nacional. Cinco anos depois, em 1995, teve seu maior título em âmbito nacional, quando conquistou o Campeonato Brasileiro da Série C.


Na Série B de 1996, chegou entre os 16 melhores clubes do torneio e nos anos seguintes foi superando suas classificações. Em 1998 conseguiu alcançar a quinta posição, ficando próximo do acesso à Série A. Em 2002 disputou pela última vez a segunda divisão nacional, já que foi rebaixada à Serie C.


PS (ACAS): O XV de Piracicaba está disputando, neste anos de 2013, o  Campeonato Paulista da Primeira divisão. Dentre outros, o XV enfrenta os times grandes do estado: São Paulo, Santos, Palmeiras e Corinthians.


A) “Hino Oficial em Português culto”- aspas do ACAS


Hino mais caipira do planeta e o time de futebol de Piracicaba!


Hino do XV de Piracicaba


Salve XV de Novembro
Glorioso esquadrão
Na vitória ou na derrota
Esta em nosso coração
No basquete e futebol
É motivo de vaidade
Pioneiro da lei do acesso
Engrandece nossa cidade
Vamos XV para frente
Outra vitória conquistar
Destemido e valente
Só nos pode orgulhar
Vamos XV para frente
Outra vitória conquistar
A torcida está presente
Para sempre incentivar

B) “Hino oficioso do XV, porém o mais popular”- aspas do ACAS
Hino Popular do XV de Piracicaba

Cáxara de forfe
cuspere de grilo
bicaro de pato
GOOOOOOOOOOOOR
XV
crá crá crá
XV
crá crá crá
asara de barata
nhéque de portera
já que tá que fique
GOOOOOOOOOOOOR
XV
crá crá crá

XV
crá crá crá
viemo numa combi véia
sem óio de breque
de orc de raibã
GOOOOOOOOOOOOR
XV
crá crá crá
XV
crá crá crá
carcanhá de bode
tocera de grama
já que tá que fique
GOOOOOOOOOOOOR
XV
crá crá crá XV
crá crá crá
trei veiz cinco
XV
PS2 do ACAS: para dar mais abrangência ao poder carismático do hino caipira do XV de Piracicaba, a torcida faz movimentos com os braços cruzando-os sobre a cabeça, formando o “X”, e em seguida juntam os cotovelos e abrem um ângulo entre os antebraços, formando um “V”.
É lindo isso!!!!!

 

 

 Antônio Carlos Affonso dos Santos – ACAS. É natural de Cravinhos-SP. É Físico, poeta e contista. Tem textos publicados em 7 livros, sendo 4 “solos e entre eles, o Pequeno Dicionário de Caipirês e o livro infantil “A Sementinha” além de três outros publicados em antologias junto a outros escritores.