Dezenas de obras de Picasso saem de Cuba para Espanha

A “Arte Internacional do Século XX. Coleção Brownstone”, conjunto de 57 obras de 17 artistas de várias correntes artísticas dos séculos passado – surrealismo, dadaísmo, expressionismo e pop-art, entre outras – está agora em exposição em Cáceres, na Fundação Mercedes Ruas e Carlos Ballestero de Cáceres.

O visitante pode fazer um percurso pela arte do século XX ao apreciar obras de Pablo Picasso, Marcel Duchamp, Roy Lichtenstein, Joan Miró, Richard Lindner, Camille Pisarro e Andy Warholl. A subdirectora do Museu Nacional de Belas Artes de Havana, Regla García Henry, lembrou numa conferência de imprensa que a instituição celebra este ano o centenário da sua fundação e que entre as actividades para assinalar a data conta-se uma homenagem ao filantropo Gilbert Brownston que em 2010, pelo “amor à arte e ao povo cubano” doou a Cuba as obras que até ao fim de Junho podem ser vistas em Cáceres.

O comissário da exposição e conservador do museu, Carlos Fernández, referiu que a exposição se divide em dois grandes blocos: período entre as Grandes Guerras (1918-1939), em que sobressaem obras de Picasso e de Duchamp, e o que vai dos anos 1950 até aos nossos dias, em que os principais nomes são Lidner, Warhol e Erró.

________

Fonte: Jornal de Angola