Logo Grabois Logo Grabois

Leia a última edição Logo Grabois

Inscreva-se para receber nossa Newsletter

    América Latina

    Campanha “Brasil com Chávez está com Maduro” fará ato público na sexta (5)

    As eleições presidenciais na Venezuela acontecerão no dia 14 de abril. A disputa deve reproduzir o cenário eleitoral vivido pelo país em outubro de 2012, quando Hugo Chávez venceu Henrique Capriles. Nicolás Maduro, ex-vice-presidente de Chávez, está na disputa com o compromisso de dar sequência ao governo revolucionário. A mesma articulação política que reuniu organizações […]

    POR: Redação

    3 min de leitura

    Nicolás Maduro, na 17ª reunião do Foro de São Paulo, na Nicarágua (2011)
    Nicolás Maduro, na 17ª reunião do Foro de São Paulo, na Nicarágua (2011)

    As eleições presidenciais na Venezuela acontecerão no dia 14 de abril. A disputa deve reproduzir o cenário eleitoral vivido pelo país em outubro de 2012, quando Hugo Chávez venceu Henrique Capriles. Nicolás Maduro, ex-vice-presidente de Chávez, está na disputa com o compromisso de dar sequência ao governo revolucionário.

    A mesma articulação política que reuniu organizações e personalidades no comitê “Brasil está com Chávez” retoma o trabalho para apoiar a candidatura de Maduro. Estão previstos a realização de um ato público em São Paulo e o envio de delegações de parlamentares e de jornalistas de veículos progressistas, a exemplo do que foi realizado em outubro de 2012, com materiais publicados no blog Comunicasul.

    Foro

    Durante a reunião do Foro de São Paulo, ocorrida nesta segunda (1), realizada no Quartel da Montanha, foi lida a declaração final do grupo de partidos de esquerda e progressistas da América Latina. Nela, os membros do Foro de São Paulo ratificaram seu respaldo ao candidato socialista e sua plena convicção de que “as causas de Hugo Chávez triunfarão”.

    “Para nós, Chávez é companheiro de luta, que trabalhou ombro a ombro com seu povo na construção de uma Venezuela próspera, democrática e soberana, e por um mundo melhor”, afirma-se no texto.

    Nesse sentido, o Foro de São Paulo fez um chamamento ao conjunto da esquerda latino-americana e caribenha para defender as transformações políticas, sociais e econômicas impulsionadas por Chávez e desencadear uma campanha de solidariedade com a Venezuela e em apoio à candidatura de Nicolás Maduro.

    “Os partidos políticos integrantes do Foro de São Paulo manifestam sua solidariedade com o direito do povo venezuelano a escolher seu destino e alerta o mundo para a estratégia dirigida pelo imperialismo e seus aliados de questionar o triunfo eleitoral de Nicolás Maduro, em 14 de abril próximo”, indica a declaração.

    Igualmente, as juventudes das organizações e movimentos que integram o Foro de São Paulo divulgaram uma declaração em apoio à Revolução Bolivariana, ao legado do presidente Hugo Chávez e ao candidato socialista Nicolás Maduro.

    “Desde o coração de Chávez e da pátria grande latino-americana e caribenha, as juventudes dos partidos políticos e os membros do Foro de São Paulo apoiamos de maneira unânime e decidida Nicolás Maduro, candidato da Revolução Bolivariana nas próximas eleições na Venezuela no próximo 14 de abril”, diz o texto.

    São Paulo

    No dia 5 de abril, quando se completa um mês da morte de Chávez, atos de homenagem ao líder bolivariano e de apoio a Maduro estarão acontecendo em toda a América Latina e ao redor do mundo.

    Em São Paulo (SP), o ato acontecerá às 19h no Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (Rua Genebra, 25), e contará com a participação de partidos políticos, de sindicatos, de movimentos sociais, de intelectuais e de artistas.

    Serviço
    Ato da campanha Brasil com Chávez está com Maduro
    Sexta-feira, 5 de abril, às 19h
    Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo
    Rua Genebra, 25 – São Paulo (SP) – Brasil
    Organização: Comitê da Campanha Brasil com Chávez está com Maduro
    Apoio: Foro de São Paulo; Alba Movimentos; PT; PCdoB; PSOL; MST; Cebrapaz; Levante Popular da Juventude; Consulta Popular.