Mostra sobre 70 anos da CLT é inaugurada no Passadiço Cultural do Rio
Embora o vídeo tenha sido legendado com a data de 1943, o discurso é de dois anos depois da criação da CLT, conforme noticiaram jornais da época:
O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região inaugurou, na última segunda-feira (29/4), a mais nova exposição em comemoração ao aniversário de 70 anos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Trata-se da mostra “70 Anos de Conquista Social”, que apresenta cenas marcantes do processo de homologação da legislação trabalhista. Ao todo, são sete painéis localizados no Passadiço Cultural – servidão que liga os fóruns trabalhistas da Rua do Lavradio e da Avenida Gomes Freire, no bairro da Lapa.
A mostra, realizada pelo Instituto Justiça & Cidadania em parceria com o Tribunal, ajuda a contar, através de imagens, como foi a elaboração da publicação que unificou toda a legislação trabalhista existente no Brasil. Os painéis da exposição trazem reproduções das primeiras leis trabalhistas; cenas de trabalhadores no campo e também nas fábricas; recortes de jornais da época e da promulgação da Constituição de 1988; o registro do ex-presidente Getúlio Vargas no Estádio de São Januário falando da criação da CLT, dois anos depois, em 1945; dentre outras figuras.
Após a abertura da exposição, foram distribuídos exemplares da publicação “Consolidação das Leis do Trabalho: edição histórica 70 anos”, lançada na ocasião dos 50 anos da CLT e organizada pelo ex-presidente do TRT/RJ, desembargador Aloysio Santos. O material gráfico também traz textos do jurista Arnaldo Süssekind, falecido no ano passado.
A exposição tem entrada franca e pode ser vista até o dia 22 de setembro.