O CIM compõe-se de web aulas ministradas por professores e professoras da Escola Nacional. Para cada aula, há slides de retomada e reforço do conteúdo exposto, exercícios com consulta à apostila e fórum de discussão.

A plataforma também apresenta atividades preparatórias e avaliativas para o Curso de Nível III. Encontram-se em elaboração as atividades para o Nível II e para os Estudos Avançados – projeto de formação continuada de professores e professoras.

Camaradas que participaram do CPS presencial e cujos endereços eletrônicos foram encaminhados à coordenação nacional da Escola receberam senha de acesso à plataforma. No entanto, apesar da insistente cobrança da militância quanto à utilização de tecnologias da comunicação como meio avançado de formação, é grande o número de matriculados (as) que nunca acessaram o ambiente ou que o acessaram poucas vezes sem cumprir as atividades.

Considera-se matrícula a geração de login /senha e seu envio a cada solicitante que conste da relação encaminhada pela seção estadual. As matrículas são efetuadas no dia 15 de cada mês, a partir das relações recebidas até o dia 12. Uma vez matriculado (a), o (a) camarada tem liberado o acesso à plataforma, para participar de todas as atividades do nível correspondente e demais, por tempo indeterminado – desde que não ultrapasse 120 dias sem acesso (pois o sistema bloqueia automaticamente a senha). Neste caso – e quando não há nenhum acesso – a rematrícula exige repetição do procedimento técnico. Cada matrícula implica custos à Escola Nacional, o mesmo acontecendo a cada rematrícula. A cada dois meses serão encaminhados às seções estaduais os relatórios de participação dos (as) matriculados (as).

A coordenação da Escola Nacional conclama militantes que receberam a senha a participarem das atividades de formação à distância. E solicita aos (às) Secretários (as) Estaduais de Formação e Propaganda e diretores (as) de seções estaduais o maior rigor possível na solicitação de matrículas e no acompanhamento dos acessos.

Não é demais insistir na importância da modalidade de formação à distância para preparação e complementação das atividades presenciais, bem como para orientação de estudo e interação dos nossos quadros, que poderão, por esse meio avançado, compartilhar reflexões, comentários e novas fontes de estudo.