Maria Prestes lança “Meu Companheiro” em Recife
A face mais íntima de Luiz Carlos Prestes pode ser vislumbrada através dos sentidos e da experiência de vida de Maria Prestes, viúva do Cavaleiro da Esperança, na obra Meu Companheiro – 40 anos ao lado de Luiz Carlos Prestes, que será lançada na próxima terça-feira (11), em noite de autógrafos promovida pela Fundação Maurício Grabois, Editora Anita Garibaldi e pelo gabinete da deputada Luciana Santos (PCdoB). O evento acontece a partir das 19h, no Espaço Cultural Teatro Mamulengo, no Bairro do Recife.
Em sua terceira edição, o livro escrito há 20 anos incorpora novos depoimentos em homenagem a Prestes e é apresentado em versão bilíngüe (português e espanhol). O prefácio da edição traz a assinatura da presidenta Dilma Rousseff.
No livro, Maria Prestes retrata o líder comunista como um homem com virtudes, defeitos e dúvidas, além de pai preocupado com os filhos. “Ao escrever o livro procurei registrar a história “humana” de Prestes, ressaltou a autora em depoimento.
Segundo ela, quando conheceu Prestes ele era uma pessoa tímida, reservada, resultado dos nove anos que havia passado na prisão. Ela recorda ainda a vigilância severa que exercia sobre as moradias por onde passaram para evitar que a repressão pusesse as mãos no líder. “Foram dez anos de clandestinidade absoluta na cidade São Paulo, mudando de residência sempre que surgia a mais leve suspeita”, lembrou.
O livro de Maria Prestes dá prosseguimento a uma série de lançamentos de títulos que vem sendo promovido pela Fundação Maurício Grabois, em parceria com a Editora Anita Garibaldi, em todo o País, com a intenção de resgatar a trajetória de líderes políticos brasileiros, particularmente de dirigentes comunistas como João Amazonas, Maurício Grabois e Pedro Pomar, que participaram da história recente e contribuíram para a democratização do Brasil.
SERVIÇO:
Lançamento e noite de autógrafos do livro Meu Companheiro: 40 anos ao lado de Luiz Carlos Prestes, de Maria Prestes.
Edição: Editora E-papers e Editora Anita Garibaldi
Data: 11 de junho 2013 (terça-feira) – 19h
Local: Espaço Cultural Teatro Mamulengo – Rua da Guia, 211 – Praça do Arsenal – Recife