Organizado pela coordenadora estadual de Combate ao Racismo do PCdoB, Olívia Santana, o evento contou com a participação da deputada Alice Portugal; dos vereadores de Salvador, Aladilce e Everaldo Augusto; do representante do Comitê Central, Haroldo Lima e dos dirigentes estaduais Julieta Palmeira, Daniele Costa e Péricles de Souza, dentre outras representações do partido.
Alice Portugal destacou a importância de se constituir no partido uma “ampla frente antirracista”. Para ela,  eventos dessa  natureza são fundamentais para  que não se esqueça  a história “do chicote e da lança no nosso País”.  A deputada citou a aprovação da PEC das Domésticas, que, segundo ela, acabou com “resquícios da escravidão” que ainda persistiam no Brasil. Alice frisou, ainda, a relevância do encontro para a construção da tese do PCdoB. “Sem dúvida, vamos apresentar ao país e ao seu povo negro um documento de respeito à nossa matriz histórica multirracial, multicultural “, argumentou.
Para a organizadora Olívia Santana, o evento serve, sobretudo, para  uma reflexão interna, com foco no quadro negro do partido. “Precisamos promover a organização negra em todos os espaços onde os nossos militantes estão”, disse. Para ela, o projeto político iniciado pelo ex-presidente Lula, que completa 10 anos em 2013, foi muito importante para a luta do povo negro, mas há muito ainda a ser feito.
Haroldo Lima considerou que a luta antirracista sempre esteve inscrita na agenda do PCdoB. “A luta do povo africano inspirou o movimento de esquerda e o combate estratégico ao racismo faz parte da luta emancipacionista, que é da agenda dos comunistas. O PCdoB tem, inclusive, um documento que guia a luta antirracista”, declarou o dirigente nacional.
A reunião também celebrou o 25 de maio, data que marca a luta da África pela independência de seus países, com a criação da OUA (Organização da Unidade Africana), que completa 50 anos (1963-2013).
O Encontro Estadual de Combate ao Racismo é o terceiro evento temático promovido pelo PCdoB-BA, em preparação para o 13º Congresso. Em eventos semelhantes, os comunistas da Bahia  já abordaram  a emancipação das mulheres e  políticas para o meio ambiente.
De Salvador,
Susana Hamilton