Tribuna da militância organizada e consciente
Convocado o 13º Congresso do Partido Comunista do Brasil, tem início um período de intensa mobilização da militância comunista. Começa também discussão organizada, através da Tribuna de Debates, como já é tradição consolidada dos congressos do PCdoB, segundo o princípio estatutário do Centralismo Democrático. A partir do próximo dia 15, os militantes podem enviar seus artigos para publicação, de acordo com as normas aprovadas na última reunião do Comitê Central, realizada dias 5, 6 e 7 de julho.
É uma tribuna da militância organizada e consciente. Os membros do Partido são chamados a debater os documentos aprovados pelo Comitê Central com senso de responsabilidade, espírito de unidade partidária e vontade de contribuir para que a linha política e orgânica do Partido continue correspondendo à sua natureza de partido comunista, cuja missão histórica é lutar pelo socialismo, baseado no marxismo-leninismo, enriquecido pelo rico manancial de experiências da luta revolucionária dos povos e pela trajetória de lutas democráticas e patrióticas do povo brasileiro. Um Partido de quadros e de massas, internacionalista, uma organização de combate a serviço dos trabalhadores e do povo brasileiro, de defesa de seus interesses e aspirações mais profundas.
No Congresso passado, realizado em outubro de 2009, os comunistas aprovaram o Programa Socialista, que consubstancia a estratégia e a tática dos comunistas brasileiros para a atual etapa da luta pelo socialismo no país. Este programa, que contém um novo projeto nacional de desenvolvimento e uma plataforma de luta por reformas estruturais democráticas, está em plena vigência, é atual e acaba de ser confirmado pelo Comitê Central nas teses para o 13º Congresso.
O Congresso dos comunistas enfrentará os problemas candentes e agudos da realidade nacional e internacional e, nesse marco, examinará e oferecerá soluções para os desafios e tarefas do Partido para o próximo período de quatro anos, incluídos os problemas relacionados com o seu fortalecimento político, ideológico e orgânico.
A pauta do congresso abordará prioritariamente o balanço de uma década do ciclo de governos democráticos e progressistas no Brasil iniciado em 2003. E a partir dele, extrairá as lições do período, para orientar as lutas do povo brasileiro pela ampliação e aprofundamento da democracia, o fortalecimento da soberania nacional, o desenvolvimento, a integração regional e o progresso social. Também consta da ordem do dia a análise sobre a crise do capitalismo e o posicionamento sobre os acontecimentos internacionais e a luta dos trabalhadores e dos povos.
Como desdobramento, o grande coletivo comunista vai elucidar os desafios e tarefas do PCdoB na sua ininterrupta construção como partido de identidade comunista e fortes vínculos com as massas populares. Um partido sempre vigente, que se reafirma e renova em meio aos combates e batalhas da vida política contemporânea, um partido em linha com época em que vive, voltado para a solução dos agudos problemas do presente, para construir no futuro um sistema político e econômico e social dirigido pelos trabalhadores.
José Reinaldo Carvalho, secretário nacional de Comunicação