Néstor García Canclini (La Plata, Argentina, 1939) é um filósofo argentino contemporâneo.

Na atualidade foca sua investigação nas relações entre estética, arte, antropología, estratégias criativas e redes culturais de jovens. É considerado um dos maiores investigadores em comunicação, cultura e sociologia da América Latina.

Estudou Filosofia e concluiu o doutorado em 1975 na Universidade Nacional da Prata. Três anos depois, concluiu o doutorado na Universidade de Paris. Atuou como docente nas universidades da Prata (1966-1975) e Buenos Aires (1974-1975). Foi também professor nas universidades de Stanford, Austin, Barcelona e São Paulo.É professor desde 1990 da Universidad Autónoma Metropolitana no México, onde está radicado.

Um de seus livros lançados no Brasil com o título Culturas Híbridas: Estratégias para Entrar e Sair da Modernidade abriu uma nova linha para estudos culturais no continente. A obra recebeu o prêmio Book Award, concedido pelo Latin American Studies Association, por ter sido considerado o livro do ano em 2002 sobre a América Latina. Outro deles, Consumidores e Cidadãos(1995), propôs a politização do consumo e rompeu a forma tradicional de analisar hábitos televisivos.

É autor de estudos culturais interdisciplinares, ou seja, a cultura ou as culturas, bem como as suas interações, convergências e choques. Estudioso da globalização e das mudanças culturais na América Latina, seu trabalho é marcado pela análise e as mesclas entre culturas, etnias, referências midiáticas, populares e tradicionais.

Obras:

    Arte popular y sociedad en América Latina, Grijalbo, México, 1977
    La producción simbólica. Teoría y método en sociología del arte, Siglo XXI, México, 1979
    Las culturas populares en el capitalismo, Nueva Imagen, México, 1982
    ¿De qué estamos hablando cuando hablamos de lo popular?, CLAEH, Montevidéu, 1986
    Cultura transnacional y culturas populares (ed. con R. Roncagliolo), Ipal, Lima, 1988
    Culturas híbridas. Estrategias para entrar y salir de la modernidad, Grijalbo, México, 1990
    Cultura y Comunicación: entre lo global y lo local, Ediciones de Periodismo y Comunicación.
    Las industrias culturales en la integración latinoamericana
    La globalización imaginada, Paidós, Barcelona, 1999
    Latinoamericanos buscando lugar en este siglo, Paidós, Buenos Aires, 2002
    Lectores, espectadores e internautas, Gedisa, Barcelona, 2007

Títulos traduzidos para o português e lançados no Brasil

    Culturas Híbridas: Estratégias para Entrar e Sair da Modernidade, 19902
    Consumidores e cidadãos, 19951 2
    Leitores, espectadores e internauta, 2008,1 Ed. Iluminuras, São Paulo
    A globalização imaginada, (2003), Ed. Iluminuras, São Paulo
    As Culturas Populares no Capitalismo,(1983), Ed. Brasiliense