A sessão paulista da Fundação Grabois promove nesta quinta-feira. 5 de dezembro, às 19h00, um encontro sobre o tema da luta cultural dos comunistas. Segundo o presidente da Grabois-SP, João Quartim de Moraes, a exposição de abertura ficará a cargo do diretor da Fundação Maurício Grabois, Fábio Palácio, seguida de debates e troca de ideias.

O debate ocorre na Sede do Comitê Estadual do PCdoB, à rua Frei Eusébio da Soledade, 94, bem próximo à Estação Ana Rosa. O evento será mais uma oportunidade para conhecer a diretoria regional recém-empossada em São Paulo, por acasião da Conferência do filósofo Domênico Losurdo, em sua visita ao Brasil.

Desde o início do século XX, os artistas e intelectuais brasileiros tiveram forte aproximação com o ideário do socialismo, tendo muitos deles entrado para as fileiras do Partido Comunista do Brasil. Do mesmo, o pensamento comunista permeou durante muitas décadas toda a produção cultural e as formas de difusão de cultura entre a juventude, tornando-se importante foco de resistência às ditaduras. Resgatar essa luta no ãmbito da cultura, assim como atualizar os valores e significantes da produção cultural contemporânea, assim como o papel dos gestores comunistas é uma oportunidade que se abre com este debate.