ENTREVISTA – Aldo Arantes debate meio ambiente e reforma política no FST-2014
Em entrevista ao jornalista Cezar Xavier, Arantes falou sobre suas expectativas e sobre os temas que irá defender durante o evento.
“A política ambiental que o PCdoB defende parte de uma série de pressupostos, entre eles, a dimensão de classe e a dimensão nacional que possui a pauta do meio ambiente”, pontuou Arantes, que também compõe o Comitê Central do PCdoB. Ele destacou que “a questão ambiental é parte de um processo mais abrangente, a qual não deve ser tratada como um fator isolado”.
Arantes informou que durante o FST-2014, os comunistas irão defender a proposta da cidade sustentável, esquadrinhando a influência do neoliberalismo através da mercantilização dos bens públicos.
“Essa mercantilização dos bens públicos traz graves consequências para o desenvolvimento das cidades. No Brasil, os problemas urbanos (transporte coletivo, educação e saúde pública) são exemplos da influência de um sistema nocivo ao desenvolvimento das cidades. Neste Fórum, nossa proposta é debater essas questões e pensar soluções que elevem a qualidade de vida na cidades”, afirmou o dirigente.
Reforma Política
Ele acrescentou que outro tema que será debatido é a luta pela reforma política. “Sem dúvida nenhuma a reforma política será uma grande pauta em 2014. Não só pela defesa dos movimentos sociais que tomaram as ruas em 2013, mas também porque é preciso definir que tipo de reforma política atende aos interesses do povo brasileiro. A nossa defesa e por uma reforma política democrática”, lembrou Arantes.
Neste sábado, a partir das 14 horas, Arantes participa do Lançamento da Campanha pelo Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva pela Reforma Política, na Usina do Gasômetro – Auditório do Mezanino. Arantes representa a OAB entre as entidades signatárias da campanha.
Alma em Fogo
Também nesta sexta-feira (24), Aldo Arantes lançou seu livro de memórias Alma em Fogo, memórias de um militante político, em Porto Alegre. O lançamento foi no Memorial do Rio Grande do Sul, no Centro Histórico de Porto Alegre (RS). O portal Grabois publicará conteúdo específico sobre o lançamento.
*Cezar Xavier é jornalista da Fundação Maurício Grabois.
Para ouvir a entrevista na Rádio Vermelho, clique abaixo e faça o download do arquivo: