Através da Mensagem ao Congresso Nacional, divulgada nesta segunda-feira, e que abriu os trabalhos no Congresso Legislativo em 2014, a presidente Dilma Rousseff voltou a elogiar a Copa do Mundo, destacando as oportunidades que o evento vai trazer ao Brasil neste ano. Otimista, Dilma afirma que o país saberá aproveitar tudo que um evento dessa magnitude pode proporcionar ao país-sede, usando como base o período da Copa das Confederações, ocorrida em junho de 2013.

“Realizamos, em 2013, com sucesso, dois grandes eventos internacionais: a Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013 e a Jornada Mundial da Juventude. Foram experiências importantes, cujo sucesso nos habilita a afirmar que a Copa do Mundo da FIFA 2014 será a ‘Copa das Copas’. A Copa é o maior evento esportivo do planeta em 2014, e fortalecerá o Brasil como destino turístico. É uma das maiores oportunidades que teremos para mostrar a nossa cultura, a nossa hospitalidade, a nossa alegria, as nossas belezas naturais e o nosso povo”, afirmou Dilma na mensagem.

Ainda durante a mensagem, Dilma enumera uma série de obras e melhorias decorrentes da escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo. Ela lembra que “todas as obras de mobilidade urbana vinculadas à Matriz de Responsabilidade da Copa do Mundo, que utilizam recurso exclusivos de financiamento, resultarão em novos sistemas de transporte coletivo, sistemas viários e equipamentos com benefícios à população”, acrescenta Dilma.

Além do legado urbano, Dilma reforça o ganho financeiro que o país terá com a vinda de estrangeiros no período da Copa. Após a Copa das Confederações, o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) afirmou que os turistas gastaram R$ 311,5 milhões durante os 15 dias da competição. A tendência, segundo Dilma, é a de que o público volte ao país para o Mundial.

“Em 2013, durante a Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013, a Embratur realizou pesquisa de Percepção dos estrangeiros sobre o Brasil. A maioria dos turistas, 81,2%, sentiu-se satisfeita com a estada no Brasil durante o evento, e 97,1% dos entrevistados recomendariam o País para amigos e familiares. Desse universo, 55,2% acreditam que o Brasil está preparado para receber grandes eventos esportivos e 81,9% dos entrevistados pretendem voltar ao Brasil para a Copa do Mundo FIFA 2014”, completa Dilma.