Um dos objetivos centrais da Escola Nacional João Amazonas é propiciar a cada militante e quadro dirigente do PCdoB o mais amplo acesso à realização dos cursos partidários, desde o CPS – Curso do Programa Socialista – aos Estudos Avançados, conjugando as modalidades presenciais – com turmas organizadas pelos comitês municipais, estaduais e o comitê central – e o estudo individual pela leitura da vasta bibliografia indicada bem como através das atividades preparatórias e cursos alocados na plataforma de ensino a distância. 

Com a plataforma de EAD, cada camarada tem à sua disposição uma ampla gama de elementos – cursos inteiros como o CPS e o CIM – Curso de Iniciação ao Marxismo Leninismo – e atividades diversas preparatórias e complementares aos cursos Conceitos Básicos do Marxismo Leninismo (Nível II), Aprofundamento dos Conceitos do M-L (Nível III) e Estudos Avançados. Com essa importante ferramenta que pode ser acessada de qualquer lugar do país através da internet, cada camarada pode desenvolver seu estudo individual conforme suas disponibilidades de tempo, dentro de um amplo processo articulado de formação continuada. 

Desde o seu lançamento em 2012, a plataforma de ensino a distância da Escola vem cumprindo importante papel nesse sentido e agora o esforço principal é possibilitar a cada comitê estadual a devida integração com o trabalho da Escola através da utilização desse instrumento que pode impulsionar de modo intenso o trabalho de formação da militância de base e dos quadros partidários. Para tanto, foi convocada uma oficina para mostrar aos (as) camaradas responsáveis por esse trabalho nos estados cada etapa do trabalho na plataforma e os principais mecanismos e orientações a serem implementadas a partir deste ano para a mobilização em torno dos cursos da Escola. 

Os (as) camaradas presentes receberam um manual trazendo passo a passo todo o conteúdo da plataforma e as diversas orientações necessárias para a mobilização e controle da participação da militância nas diversas atividades e cursos. Tendo sido coordenada pela camarada Nereide Saviani, diretora da Escola, a oficina contou também com participação da companheira Regina Coelho, da Solo Educação, responsável por toda a parte de operação técnica da plataforma. Ao longo do dia, para além da orientação em si, desenvolveu-se um rico debate em torno dos principais aspectos sobre a formação militante bem como com diversos (as) camaradas propondo ideias e ajustes para o aprimoramento do funcionamento da plataforma. 

Cada camarada filiado (a) ao partido poderá solicitar aos respectivos comitês estaduais – e à própria Escola Nacional –  sua inclusão no sistema de ensino a distância, através de correio eletrônico específico de cada comitê ou pelo endereço da Secretaria Nacional de Formação – [email protected] – para o recebimento da chave eletrônica de acesso.