Cuba comunicou nesta quinta-feira (06/03) à UE (União Europeia) que recebeu com “satisfação” e aceitou a proposta do bloco para abrir negociação de diálogo político e cooperação, segundo anunciou em Havana o ministro das Relações Exteriores, Bruno Rodríguez.

“Cuba acolhe com satisfação a proposta de 10 de fevereiro da alta representante (da UE, Catherine Ashton), que significa o fim das políticas unilaterais da União Europeia sobre Cuba e aceita o início de negociações a respeito”, disse o chanceler cubano em entrevista coletiva.

A negociação sobre o acordo começou no mês passado, quando os ministros de assuntos exteriores dos 28 Estados-membros da União Europeia iniciaram a discussão para um tratado político, social e econômico com Havana.

Na prática, o acordo termina com a Política Comum Europeia em relação à ilha caribenha, aprovada em 1996 e que restringia qualquer negociação com o governo cubano a avanços no campo dos direitos humanos dentro da ilha. Esta política foi promovida pelo então presidente da Espanha, José María Aznar, e, na época, já era duramente criticada por diversos setores da sociedade espanhola.

(*) Com Agência Efe