41º Fórum Brasilianas.org – Financiamento da Infraestrutura _Apresentação_ Luís Nassif
Estamos falando de linhas de transmissão de energia, ferrovias, portos, rodovias, aeroportos e redes de conexão à internet.
A deficiência na infraestrutura está diretamente ligada ao custo brasil, comprometendo a competitividade das produções nacionais. Hoje, o Brasil investe apenas 3% do seu PIB para tentar superar os atuais gargalos, logo, o desafio é ampliar a alocação desses recursos de modo estratégico.
Palestra da Diretora de Infraestrutura Social do PAC, Maria Fernandes Caldas, realizada durante o Fórum de Debates Brasilianas.org – O Financiamento da Infraestrutura no Brasil -, realizado no dia 13 de Agosto de 2013.
Caldas destacou as medidas tomadas pelo Ministério do Planejamento para melhorar o desempenho do programa, desde sua criação, em 2007.
Palestra do Secretário de Planejamento do Estado da Bahia, José Sérgio Gabrielli, realizada durante o 41º Fórum de Debates Brasilianas.org – O Financiamento da Infraestrutura no Brasil -, em 13 de agosto de 2013.
Gabrielli faz uma análise entre as políticas de redistribuição de renda, aumento do dinamismo econômico das regiões Norte e Nordeste e os novos desafios que surgem desses dois acontecimentos para a ampliação e melhora da infraestrutura do país.
Palestra do Presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, durante o 41º Fórum de Debates Brasilianas.org, realizado no dia 13 de agosto de 2013.
Bernardo discorreu sobre as concessões e os desafios de formulação de projetos básicos.
Participação da Presidente da Associação Nacional dos Analistas e Especialistas em Infraestrutura (Aneinfra), Martha Martorelli, durante o 41º Fórum de Debates Brasilianas.org – O Financiamento da Infraestrutura no Brasil.
Martha fez uma avaliação crítica das etapas de execução de obras públicas e das leis estipuladas para a ampliação da infraestrutura no país.
Palestra do advogado-consultor e professor de direito administrativo da USP e doutor pela Universidade de Munique (LMU), Thiago Marrara, durante o 41º Fórum de Debates Brasilianas.org – O Financiamento da Infraestrutura no Brasil, realizada no dia 13 de agosto.
Marrara fez uma leitura crítica do sistema regulatório e burocrático criado no país para a operação de obras de infraestrutura.