Animados por parte da bateria da escola de samba Unidos do Peruche, a passeata cetebista chamou a atenção dos transeuntes que não paravam de fotografar a marcha com seus celulares. “A CTB acertou em fazer essa concentração para marcar a sua personalidade. Entendo que a mensagem da central para este 1º de Maio, mais do que nunca é o da unidade e da mobilização da classe trabalhadora para levar adiante todas as bandeiras que afetam a vida dos brasileiros”, disse Orlando Silva, presidente estadual do PCdoB-SP.

O presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Antonio Neto ressaltou a importância de um ato tão grande num momento em que o país vê crescer a agenda dos trabalhadores. “É importante estarmos unidos para pressionar o Congresso a aprovar a pauta trabalhista, para aprovar os projetos que queremos”, acentuou. Já o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas reforça o pensamento dos dirigentes das centrais sindicais de que caminhar juntos é fundamental. “Não conheço vitórias dos trabalhadores na história sem unidade”, argumentou. “Espero que no ano que vem o ato do 1º de Maio seja de todas as centrais juntas”, defendeu.

O presidente da CTB, Adilson Araújo enfatizou que a unicidade sindical sempre foi uma bandeira da central e que “é preciso levar as bandeiras do movimento sindical para as ruas e trazer os trabalhadores e trabalhadoras para os sindicatos e dessa forma avançar nas conquistas que podem melhorar a vida de todos e todas”, sintetizou. Para Adilson, a reforma política é essencial para aprimorar a democracia brasileira proibindo o financiamento de campanhas eleitorais por empresas. “Se empresa não vota por que pode doar dinheiro para candidatos?”, questionou.

O vice-presidente da CTB, Joilson Cardoso disse que “a central sempre defendeu a unidade e agora enfatiza a pauta da Conclat (Conferência Nacional da Classe Trabalhadora) de 2010 e pretende lutar para avançar e assim conquistarmos um país mais igual”. Carina Vitral, presidenta da União Estadual dos Estudantes de São Paulo, enfocou a importância dos estudantes caminharem com a classe trabalhadora. “Estamos todos no mesmo barco e a luta para a construção do Brasil dos nossos sonhos é de todos nós que estamos do lado dos trabalhadores”, determinou.

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alberto Broch enfatizou a novidade deste 1º de Maio em que vê CUT e CTB juntas. “A unidade dos trabalhadores reafirma os direitos e avança para novas conquistas. Por isso, a Contag se soma para levar adiante questões fundamentais para o país como a agricultura familiar e a reforma agrária”, referendou.

A deputada estadual e cantora Leci Brandão (PCdoB-SP) falou de sua tarefa como relatora da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Trabalho Escravo na Assembleia Legislativa de São Paulo e enfatizou a necessidade de um combate permanente a essa forma de exploração de seres humanos. Ela também atacou os recentes casos de racismo no futebol. “Somos todos humanos, não macacos”, disse. “Essa campanha que diz essa perversidade não sabe o que é racismos pra valer e não tem intenção de abraçar as verdadeiras bandeiras fundamentais para extinguirmos o racismo desta nação”, reforçou. “Sempre estive nas lutas contra o racismo e agora vejo inúmeras ‘celebridades’ que nunca fizeram nada para mudar a situação de vida dos negros apareçam comendo banana em fotos oportunistas”, revoltou-se.

Os cerca de 100 mil presentes, segundo os organizadores, ao Vale do Anhangabaú assistiram ao ato político e também viram os diversos shows no palco principal do ato. “Este ato tem a capacidade de fazer a classe trabalhadora refletir sobre que país queremos legar para nossos filhos”, defendeu o presidente da CTB. “Os setores conservadores estão se organizando para derrubar todas as conquistas mais importantes dos trabalhadores e trabalhadoras, como a política de valorização do salário mínimo, mas nós não vamos permitir nenhum retrocesso”, enfatizou Adilson Araújo.

Reportagem de Marcos Aurélio Ruy – Portal CTB. Fotos: Fernanda Ruy