Elias Jabbour, membro do Comitê Central do PCdoB, acaba de ser aprovado, em primeiro lugar, no concurso para professor de Teoria e Política do Planejamento Econômico da Faculdade de Ciências Econômicas da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). A boa-nova coroa um processo de anos de estudo e dedicação do pesquisador da Fundação Maurício Grabois. A partir do próximo ano, Jabbour passa a lecionar em uma das maiores instituições públicas de ensino superior do país.

A banca pela qual passou foi formada por nomes de peso do cenário acadêmico nacional: Leonardo Burlamaqui (presidente da banca- UERJ), Alexis Saludjian (UFRJ) e Antonio José Alves Jr. (BNDES-UFRRJ).

Nascido em São Paulo em 1975, Elias Jabbour possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2010).

Entre abril de 2006 e fevereiro de 2007, foi assessor econômico da Presidência da Câmara dos Deputados. Atualmente, é colaborador do Núcleo de Estudos Asiáticos (NEAS) do Departamento de Geociências do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (CFH-UFSC).

“Minha linha de pesquisa deverá seguir a própria cadeira que disputei no concurso de Teoria e Política do Desenvolvimento Econômico. Evidentemente, dentro disso caberá ênfase em questões que envolvem a transição capitalismo ao socialismo no Brasil e no mundo, o socialismo de mercado chinês partindo de uma noção de economia política e geografia mediada pela categoria marxista de formação social e pelo famoso princípio da demanda efetiva de Kalecki e Keynes”, explica.


Como inspirações intelectuais, Jabbour destaca, entre outros, Vladimir Lênin, Kenneth Galbraith, o economista brasileiro Ignácio Rangel e o geógrafo e professor da USP, Armen Mamigonian.


Jabbour – que é membro da Comissão Auxiliar da Presidência Nacional do PCdoB e do Conselho Editorial da Revista Princípios e professor da Escola Nacional do PCdoB – é, ainda, autor de livros como China Hoje: Projeto Nacional, Desenvolvimento e Socialismo de Mercado e China: infraestrutura e crescimento econômico, ambos da editora Anita Garibaldi.