PCdoB: Tragédia roubou da nação uma liderança promissora

Em nota oficial, a presidenta Dilma Rousseff lamentou a morte trágica de Eduardo Campos, candidato a presidente pelo PSB, nesta quarta-feira (13), e decretou luto oficial de três dias. “Eduardo foi uma grande liderança política. Desde jovem, lutou o bom combate da política, como deputado federal, ministro e governador de Pernambuco, por duas vezes”, afirma a presidenta.

A presidenta cancelou a agenda oficial e de campanha. A candidata daria entrevista nesta terça-feira (13) ao Jornal Nacional, da Rede Globo, e ao Jornal das 10, da Globonews.

Eduardo Campos morreu aos 49 anos em um acidente com um avião em Santos, litoral de São Paulo. A aeronave teria partido do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao aeroporto de Guarujá, em São Paulo.
Outras lideranças
Em nota divulgada na tarde desta quarta-feira, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva afirmou ter perdido um “grande amigo e companheiro”, disse em relaçao ao político que foi ministro de Ciência e Tecnologia durante seu governo. “Como todos os brasileiros, estou profundamente entristecido com a trágica morte de Eduardo Campos. Um grande amigo e companheiro”. Durante anos, Lula e Campos mantiveram uma relação próxima e de extremo respeito entre as partes.
Assim como Dilma, o ex-presidente ressaltou a trajetória política e as qualidades de Eduardo. “O país perde um homem público de rara e extraordinária qualidade. Tive a alegria de contar com sua inteligência e dedicação nos anos em que foi nosso ministro de Ciência e Tecnologia. Ao longo de toda sua vida, Eduardo lutou para tornar o Brasil um país mais justo e digno”, relatou Lula, lembrando que conheceu Eduardo através do seu avô, Miguel Arraes.
Na nota, o ex-presidente fez questão de destacar a sua relação com Eduardo. “O carinho, o respeito e a admiração mútua sempre estiveram presentes em nossa convivência”. Por fim, prestou condolências à família do ex-governador e das demais vítimas do acidente. “Nesse momento de dor, eu e Marisa nos solidarizamos com sua mãe, Ana Arraes, sua esposa, Renata, seus filhos e toda a sua família, amigos e companheiros. Também prestamos solidariedade às famílias dos integrantes da sua equipe e dos tripulantes que faleceram nesse terrível acidente”.
O presidente do PCdoB, Renato Rabelo, expressou seu profundo lamento e consternação pelo presidenciável que sempre foi um aliado dos comunistas em Pernambuco.
“Lamento profundamente a morte de Eduardo Campos e sinto-me consternado, pois ele, ao longo de sua trajetória política sempre foi um aliado do PCdoB. Com o seu partido, o PSB, sempre tivemos desde o tempo de Miguel Arraes e a Frente Brasil Popular as melhores relações. Independentemente do caminho que adotou na atual campanha eleitoral, seu nome ocupou um lugar importante e de destaque no quadro político brasileiro. Ainda jovem, era uma liderança que podia desempenhar um papel ainda maior na situação política nacional. Temos convicção, e estávamos empenhados nisso, de que era possível recompor as relações do nosso campo progressista com ele”, diz o líder comunista em nota.
A deputada federal Luciana Santos (PCd0B-PE) apontou a falta que Campos fará a política de seu estado, jovem como ainda era. “Ainda incrédula com a notícia da morte de Eduardo Campos. Um sentimento de dor e tristeza profunda. A luta política em Pernambuco fica com uma sensação de orfandade”.

Neste momento de choque, Luciana diz se lembrar apenas dos momentos alegres e desafiadores que teve a oportunidade de partilhar com ele. “À Renata e aos meninos toda força e carinho do mundo. Eduardo Campos, guerreiro do povo brasileiro!”, dirigiu-se ela a família.

O presidente do PCdoB-PE, Luciano Siqueira, também lembrou dos companheiros de luta que morreram junto com Campos. ˜Chocado com a morte de Eduardo. Perdemos um companheiro de lutas e amigo. O Brasil perde um dos seus mais aguerridos combatentes. Muita tristeza também pela perda de Carlos Percol, Alexandre Severo e Marcelo Lira, muito próximos de todos nós no trabalho e na luta˜.

Já o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros (PCdoB-PE), decretou sete dias de luto na cidade, por considerar ˜o protagonismo político desempenhado no País pelo ex-Governador Eduardo Campos; a contribuição desse grande brasileiro às lutas democráticas pelo povo brasileiro nas últimas décadas; a grande contribuição por ele prestada ao Estado de Pernambuco, sobretudo quando exerceu o cargo de Governador do Estado, momento de grande crescimento econômico e de relevantes conquistas sociais; a especial atenção dispensada pelo ex-Governador, durante seu mandato, ao Município de Olinda, que recebeu do Estado apoio fundamental ao seu desenvolvimento; e o dever da comunidade olindense de render homenagens a esse grande pernambucano e brasileiro˜.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, enfatizou a perda precoce de um líder corajoso, com espírito público e amor ao povo e ao país. Leia sua manifestação na imagem abaixo.

O acidente aconteceu na rua Vahia de Abreu, no bairro do Boqueirão, região central de Santos. De acordo com o Corpo de Bombeiros. Ainda não se sabe a quantidade de vitimas fatais, mas todos os sete membros da campanha presidencial que estavam no jato morreram.

Perfil de Eduardo Campos
Eduardo Henrique Accioly Campos nasceu em 1965 no Recife, no dia 10 de agosto, tendo completado 49 anos no último domingo (10). Eduardo é filho da ex-deputada federal e ministra do Tribunal de Contas da União Ana Arraes de Alencar e do escritor Maximiano Accioly Campos. Ele é neto de Miguel Arraes de Alencar, ex-governador de Pernambuco e de Célia de Souza Leão Arraes. Miguel Arraes morreu também no dia 13 de agosto. Ele era casado com a economista e auditora do Tribunal de Contas do Estado Renata Campos, com quem teve cinco filhos: Maria Eduarda, João Henrique, Pedro Henrique, José Henrique e Miguel.
Campos esteve ligado à vida política desde a vida acadêmica, quando foi formado em Economia pela Universidade de Federal de Pernambuco (UFPE), se tornando presidente do Diretório Acadêmico em 1985. Em 1986, ele participou da campanha de reeleição de Arraes ao governo de Pernambuco como chefe de gabinete. Ele exerceu cargo político pela primeira vez em 1990, quando foi eleito deputado estadual em Pernambuco, filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB).
Em 1994, ele foi eleito deputado federal por Pernambuco, se tornando secretário do governo no ano seguinte, e secretário da Fazenda em 1996. Em 1998, Campos foi reeleito deputado federal, sendo o mais votado de Pernambuco. Seu terceiro mandato veio em 2002. Em 2004, Campos foi nomeado Ministro da Ciência e Tecnologia, no primeiro governo Lula (PT). Em 2005, com a morte de Miguel Arraes, Campos se tornou presidente nacional de seu partido, sendo eleito governador de Pernambuco em 2006. Em 2010, Eduardo foi reeleito, com 82,4% dos votos. Em abril de 2014, Campos deixou o governo de Pernambuco para se candidatar à presidência da República, tendo Marina Silva como candidata a vice-presidente.

Confira a íntegra da nota da presidenta Dilma:

“O Brasil inteiro está de luto. Perdemos hoje um grande brasileiro, Eduardo Campos. Perdemos um grande companheiro.

Neto de Miguel Arraes, exemplo de democrata para a minha geração, Eduardo foi uma grande liderança política. Desde jovem, lutou o bom combate da política, como deputado federal, ministro e governador de Pernambuco, por duas vezes.

Tivemos Eduardo e eu uma longa convivência no governo Lula, nas campanhas de 2006, 2010 e durante o meu governo.

Estivemos juntos, pela última vez, no enterro do nosso querido Ariano Suassuna. Conversamos como amigos. Sempre tivemos claro que nossas eventuais divergências políticas sempre seriam menores que o respeito mútuo característico de nossa convivência.

Foi um pai e marido exemplar. Nesse momento de dor profunda, meus sentimentos estão com Renata, companheira de toda uma vida, e com os seus amados filhos. Estou tristíssima.

Minhas condolências aos familiares de todas as vítimas desta tragédia.

Decretei luto oficial de 3 dias em homenagem à memória de Eduardo Campos. Determinei a suspensão da minha campanha por 3 dias.

Dilma Rousseff”

Confira a nota do ex-presidente Lula na íntegra:
“Como todos os brasileiros, estou profundamente entristecido com a trágica morte de Eduardo Campos. Um grande amigo e companheiro.
Conheci Eduardo através de seu avô, Miguel Arraes, um memorável líder das causas populares de Pernambuco e do Brasil.
O país perde um homem público de rara e extraordinária qualidade. Tive a alegria de contar com sua inteligência e dedicação nos anos em que foi nosso ministro de Ciência e Tecnologia. Ao longo de toda sua vida, Eduardo lutou para tornar o Brasil um país mais justo e digno.
O carinho, o respeito e a admiração mútua sempre estiveram presentes em nossa convivência.
Nesse momento de dor, eu e Marisa nos solidarizamos com sua mãe, Ana Arraes, sua esposa, Renata, seus filhos e toda a sua família, amigos e companheiros.
Também prestamos solidariedade às famílias dos integrantes da sua equipe e dos tripulantes que faleceram nesse terrível acidente.”