O site Brasil da Mudança, do Instituto Lula, foi lançado nesta terça-feira, 12 de agosto, em Brasília e contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff, Lula, Franklin Martins -o idealizador do site – e Paulo Okamoto, presidente do Instituto Lula.

Durante a cerimônia de lançamento, Franklin Martins apresentou o site, que possui textos curtos, ideais para a internet, com linguagem objetiva e de fácil compreensão, além de ser totalmente multimídia – há reportagens com áudio, gráfico e vídeo,em versão mobile e em versões em inglês e espanhol. São 24 temas ao todo no site, e a partir de hoje já estão disponíveis os temas: Bolsa Família, Luz para Todos, Saúde, Educação e Inclusão Social, Agronegócio, Desenvolvimento regional e pré-sal. Semana que vem, haverá assuntos como Democracia, Estado, Direitos Humanos, Segurança Pública, Defesa, Meio Ambiente e Esporte.

“Esse projeto é uma obra viva da luta política, do Brasil que se transformou nos últimos 12 anos. Eu estou muito contente, queria agradecer ao Instituto Lula que investiu muito tempo e toda a equipe que trabalhou por oito meses nesse projeto”, disse Franklin Martins.

Para Lula, o site é um instrumento que compete com os setores da imprensa no que tange à produção e disponibilização de informações. O objetivo do Brasil da Mudança é oferecer informação verdadeira, de qualidade e honesta aos brasileiros -bem diferente do que a maioria da grande mídia tem feito. “A maioria da imprensa comunica de forma inversa o que deveria de fato comunicar”, alertou Lula. O ex-presidente também citou a denúncia do  Manchetômetro, segundo a qual o Jornal Nacional dispôs de mais de uma hora criticando o governo da Dilma em comparação com minutos de críticas aos adversários políticos da campanha. “Um site como o Brasil da Mudança pode contribuir fazendo com que as pessoas tenham informações verdadeiras sobre determinado assunto. A gente só quer que as pessoas sejam pelo menos honestas no tratamento da informação nesse país”, acrescentou.

A presidenta Dilma, com a voz rouca, falou um pouco menos, como de costume, mas ressaltou a grande importância do site para todos os brasileiros e brasileiras. “Esse site vai ajudar a gente a disseminar a informação, combater o pessismo e ceticismo, queremos ver algo diferente como vimos na Copa. É um dos instrumentos para o debate democrático nesse país, o nosso país é plural e multifacetado. O povo tem capacidade de crítica, é capaz, sim de pensar por si mesmo porque demos auto estima a ele. A internet tem um poder imenso e esse site tem o compromisso com o debate político e com informações baseadas na verdade!”, disse a presidenta, antes de agradecer a Franklin Martins e a equipe do site Brasil da Mudança pela iniciativa.

Muito para mostrar

Ao contrário da militância do Aécio, nosso problema é que temos tanta coisa boa pra mostrar que fica até difícil resumir. Pois nossos problemas terminaram: a galera do Instituto Lula bota no ar um novo site contando o que aconteceu nestes últimos 12 anos. E outra boa notícia: Dilma e Lula estarão presentes ao lançamento, marcado para terça-­feira (12), às 17h, no Centro Internacional de Convenções de Brasília.

O novo site (brasildamudanca.com.br) mostra em textos, fotos, vídeos, gráficos e depoimentos as grandes transformações vividas pelo Brasil desde que um brasileiro de origem operária subiu pela primeira vez a rampa do Palácio do Planalto, determinado a mudar o país.

As mudanças continuaram com a primeira mulher presidenta da República. Em 12 anos, Lula e Dilma transformaram radicalmente o Brasil – de um país de poucos em um país para todos; um país que é cada vez mais rico, porque há cada vez menos brasileiros pobres. O Brasil da Mudança” conta a história deste país que cresce com distribuição de renda e inclusão social, num ambiente de plenas liberdades democráticas.

Um país que gerou 21 milhões de empregos com carteira assinada, triplicou o orçamento da educação, retirou 36 milhões de pessoas da miséria e promoveu 42 milhões à classe média –com inflação sob controle, dívida pública em queda, reservas internacionais sólidas e crescente protagonismo no cenário mundial.

Um Brasil capaz de buscar petróleo nas profundezas do Pré-­Sal e de encantar o planeta com a realização da maior e melhor Copa do Mundo de todos os tempos. O Brasil do PAC, dos modernos aeroportos, rodovias, ferrovias e hidrelétricas, das grandes obras de mobilidade urbana, das 18 novas universidades federais e dos 422 novas escolas técnicas.

O Brasil que dobrou o número de jovens no ensino superior, abriu 8 milhões de vagas de qualificação profissional com o Pronatec e garantiu aos brasileiros menos favorecidos o que eles precisavam para crescer junto com o país: mais e mais oportunidades.