Ancine realiza encontro de coprodução Brasil-Espanha em São Paulo
O encontro realizado em parceria com a Mostra, pelo lado brasileiro, e com o Instituto de Cinematografia e Artes Visuais da Espanha (ICAA), o ICEX – España Exportación e Inversiones e a FAPAE, do lado espanhol, reunirá produtores e fontes de financiamento no Itaú Cultural, nos dias 23 e 24.
Representantes de vinte projetos audiovisuais de longa-metragem previamente selecionados – dez brasileiros e dez espanhóis – participarão de reuniões onde poderão apresentar seus projetos. O público da Mostra também poderá participar, assistindo a palestras com tradução simultânea sobre fontes de financiamento em ambos os países, distribuição e estudos de casos de filmes coproduzidos entre Brasil e Espanha.
Na quinta-feira, dia 23, às 10h, o diretor-presidente da ANCINE, Manoel Rangel, e o assessor internacional da Agência, Eduardo Valente, participam da mesa de abertura do encontro, e na sequência, às 11h, participam da palestra “Leis e Financiamento no Brasil e na Espanha”, apresentada por Renata Almeida, Diretora da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, com a participação de Lorena González Olivares, Diretora Geral do ICAA.
Na parte da tarde, às 13h30, serão apresentados estudos de caso de coprodução entre os dois países, com moderação de Guadalupe Melgosa Fernández, subdiretora de Promoção e Relações Internacionais do ICAA.
Já na sexta-feira, dia 24, a Sala Itaú Cultural abrigará a mesa “Vendas e distribuição no Brasil e na Espanha”, apresentada por André Sturm, Presidente do Cinema do Brasil, com moderação de Antonio Onetti, Presidente da Fundação SGAE (Espanha). Participam da mesa as espanholas Barbora Susterova, da Imagina International Sales, e Miren Zamora, da Latido Films, e os brasileiros Sandro Fiorin, da FiGa Films, e Wilson Feitosa, diretor da Europa Filmes.
As palestras, que acontecem na Sala Itaú Cultural, são abertas ao público, com entrada gratuita mediante a retirada de senha 30 minutos antes.