Logo Grabois Logo Grabois

Leia a última edição Logo Grabois

Inscreva-se para receber nossa Newsletter

    Agricultura

    Comissão de Agricultura entrega premio por mérito agropecuário

    Foram agraciados o diretor do Instituto Ciência e Fé de Curitiba e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desde 1980, Dr. Evaristo Eduardo de Miranda e o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), representado pelo seu presidente, João César Meneghel Rando. Gestão territorial do agronegócio A indicação dos prêmios é dos […]

    POR: Cezar Xavier

    2 min de leitura

    Evaristo Eduardo de Miranda ganha mais um prêmio por sua pesquisa em gestão territorial do agronegócio.
    Evaristo Eduardo de Miranda ganha mais um prêmio por sua pesquisa em gestão territorial do agronegócio.

    Foram agraciados o diretor do Instituto Ciência e Fé de Curitiba e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desde 1980, Dr. Evaristo Eduardo de Miranda e o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), representado pelo seu presidente, João César Meneghel Rando.
    Gestão territorial do agronegócio
    A indicação dos prêmios é dos deputados Marcos Montes (PSD-MG) e Moreira Mendes (PSD-MG), que consideram que a instituição e o pesquisador contribuíram para o desenvolvimento sustentável da agricultura no Brasil.
    Evaristo Eduardo de Miranda é também professor-orientador, credenciado em mestrados da USP e da Unicamp, e já realizou pesquisas em todos estados da Federação. Ele trabalha com desenvolvimento sustentável e em suas pesquisas sobre gestão territorial do agronegócio busca conciliar proteção ambiental e produção agrícola.
    Ele já foi prestigiado com prêmios e condecorações como: Ordem do Rio Branco, Ordem do Mérito Militar, o prêmio Abril de Jornalismo (Categoria Ciências), a Medalha do Pacificador e o Prêmio Newton Freire-Maia. “Imensa contribuição sobre responsabilidade socioambiental e a sustentabilidade da agricultura brasileira tanto do instituto como do Sr. Evaristo devem ser reconhecidas por essa comissão”, disse o deputado Moreira Mendes.
    Desenvolvimento sustentável da agricultura
    O Inpev foi criado para atender às determinações da Lei 9.974/00, que disciplinou a logística reversa das embalagens vazias de defensivos agrícolas, e é responsável pelo recolhimento, destinação e manejo dessas embalagens vazias.
    De acordo com o deputado Marcos Montes, devido à atuação do instituto, em pouco mais de 10 anos, o Brasil passou a ser considerado referência assunto. Em 2012, 94% das embalagens primárias de defensivos agrícolas, aquelas que entram em contato direto com o produto, foram retiradas do campo e enviadas para a destinação ambientalmente correta – um percentual muito acima da média mundial.

    Com informações da Agência Câmara