Maranhão retomou as atividades de formação militante
O lançamento da escola de formação dos comunistas no Maranhão contou com a participação de Nereide Saviani, professora da PUC-SP e membro do Comitê Central do PCdoB. Ela é a diretora da Escola Nacional de Formação, e de Altair Freitas, secretário executivo da Escola. O curso contou com a participação de dirigentes comunistas dos 13 maiores comitês municipais do partido no Estado.
Na abertura do evento, Saviani apresentou aos participantes o “Sistema Nacional de Formação do PCdoB”, em que explicou como deve ser estruturada a sua implantação em nível estadual. Fábio Palácio, diretor da Fundação Maurício Grabois, apresentou as linhas de atuação da entidade: “Realizaremos seminários, debates e outras ações que envolvam a intelectualidade e a sociedade para o debate sobre uma nova hegemonia política e cultural em nosso estado”, disse.
O responsável pelo trabalho de formação, Adriano Matos (Mu), disse que, com o lançamento da Escola no Maranhão, o PCdoB inicia uma nova fase visando garantir à militância uma formação qualificada ao debate político e filosófico das bases comunistas e que eleve ainda mais a sua atuação nas diferentes áreas da vida social.
Por sua vez, Márcio Jerry, Secretário estadual de Articulação Política e Assuntos Federativos do governo e presidente estadual da legenda, ressaltou a formação política e ideológica como fundamental para o atual momento do partido, marcado pelo crescimento e expansão do partido a partir da grandiosa vitória política obtida com a eleição do camarada Flávio Dino como governador do Maranhão.
Já na tarde do domingo, ao final do curso, o camarada Egberto Magno propôs a realização do Curso Nível II – Conceitos Básicos do Marxismo Leninismo – a ser realizado no próximo mês de junho visando a continuídade do processo geral de formação dos quadros participantes do CIM. Segundo ele, a realização do Nível II em junho possibilitará a presença de militantes do PCdoB maranhense no próximo curso nacional a ser realizado no mês de julho no Estado de São Paulo.
As atividades foram encerradas em clima de grande confraternização e alegria e com o compromisso de cada dirigente municipal presente em levar à frente o trabalho de formação militante junto à base do partido.