As mudanças foram desenvolvidas a partir de observações e sugestões expressas por camaradas – membros de Comissões Estaduais de FP – que acessam as atividades e acompanham sua realização pelos(as) alunos(as), propusemos à equipe técnica de programação e manutenção da plataforma alterações no seu desenho geral e nos caminhos para obtenção da chave de acesso aos cursos.


Com o novo desenho  passaremos a disponibilizar ao público, independentemente da matrícula, um número maior de informações sobre a Escola e seus cursos, além do acesso à Biblioteca e aos Cadernos de Formação, um importante material de Orientação de Estudo do Marxismo-Leninismo. Também se pode acessar o vídeo de apresentação do CPS (Curso do Programa Socialista) e o da sua aula introdutória. E, ainda, os slides do Curso de Noções Gerais sobre o Marxismo-Leninismo. Tudo isso, logo na abertura da plataforma, acessível no endereço: http://www.escolapcdob.org.br – sem necessidade de senha. Esta é a principal alteração em relação ao desenho anterior.

Para cumprir todas as atividades dos cursos do Currículo Básico e as dos Estudos Avançados é possível solicitar a chave de acesso, já na abertura da plataforma. Mantém-se, no entanto, a possibilidade de solicitação por meio de mensagem enviada a [email protected]

Seguem informações sobre os cursos e critérios para inscrição.


• CPS – Curso do Programa Socialista

Entendemos que o CPS – como orientação de estudo do mais importante documento partidário (nosso Programa) – interessa a todo(a) filiado(a), militante e quadro, independentemente dos estudos e cursos feitos, dentro ou fora do Partido.

Assim, o propósito de intensificar sua realização inclui todos os membros do PCdoB (das bases às direções, inclusive a nacional) que ainda não tenham feito o estudo sistemático do nosso Programa.

Além disso, todos os quadros são chamados a engajar-se no processo de disseminação o Programa por meio do CPS e a melhor maneira de se preparar para apresentá-lo e coordenar seu debate é realizar suas atividades na plataforma virtual.

Por essa razão, esse curso passa a aparecer também em separado, para realização desvinculada dos níveis do Currículo Básico.


• Cursos do Currículo Básico


Nível I

Composto por: CPS + CIM.

Para quem não participou de nenhum curso partidário, esse nível começa pelo CPS e é seguido diretamente pelo CIM (Curso de Iniciação ao Marxismo-Leninismo). Sua realização pode se dar pelas seguintes maneiras:
– somente na modalidade presencial;
– somente na modalidade à distância;
– presencial, complementado à distância;
– à distância, complementado presencialmente.

Quem já fez o CPS (ou estudou o Programa por outras formas), pode cumprir o Nível I começando já pelo CIM. Neste caso, o acesso à modalidade à distância pode ser solicitado: pelo(a) Monitor(a) de EAD, mediante envio de lista de nomes e endereços eletrônicos; ou pelo(a) próprio(a) interessados(a), com informação de quando e onde realizou o CPS (ou o estudo do programa).


Nível II

Curso: Conceitos Básicos do Marxismo-Leninismo

Em três etapas:
– preparatória – na plataforma virtual;
– presencial – organizada pelas seções regionais ou estaduais;
– avaliativa – na plataforma virtual.

Critérios: ter feito os cursos de Nível I ou ter conhecimentos correspondentes (a etapa preparatória possibilita a retomada do CPS e do CIM).

O acesso à plataforma é solicitado pelo(a) Monitor(a) EAD.


Nível III

Curso: Aprofundamento de conceitos do Marxismo-Leninismo

Também em três etapas:
– preparatória – na plataforma virtual;
– presencial – organizada pela equipe nacional;
– avaliativa – na plataforma virtual.

Critérios: ter feito os cursos de Nível I e de Nível II ou ter conhecimentos correspondentes (a etapa preparatória possibilita a retomada dos níveis anteriores).

O acesso à plataforma é solicitado pelo(a) Monitor(a) EAD.

Por ser o curso que completa o Currículo Básico, sua efetivação se dá pela realização de um trabalho de conclusão. Para as turmas até 2012, orientamos a elaboração de monografia, artigo, fichamento ou resenha, segundo temas e obras à escolha de cada participante. Já para a turma de 2013, organizamos atividades avaliativas na Plataforma de Formação à Distância.

Os trabalhos das turmas anteriores a 2013 (que foram enviados à direção da Escola Nacional) serão postados plataforma, pelo apoio técnico e pedagógico, que também providenciará a emissão do certificado de conclusão a seus(suas) autores(as).

Camaradas – de quaisquer turmas – que ainda não realizaram a avaliação, devem observar o que segue:

– A etapa avaliativa passa a ser, para todas as turmas, o cumprimento das atividades constantes da Plataforma – independentemente de o(a) participante ter, ou não, informado a escolha de tema e/ou encaminhado plano de trabalho.
– O prazo final, para todas as turmas até 2013, está fixado em 31 de julho de 2015. A partir desta data, será bloqueado o acesso às atividades avaliativas na plataforma.
– Somente participantes que realizarem as atividades avaliativas no prazo estipulado receberão o certificado de conclusão, após a devida apreciação por professores(as) da equipe nacional. Os(as) demais constarão apenas da lista de participantes da etapa presencial.
– Camaradas já cadastrados(as) na plataforma virtual podem acessar, com a mesma senha, as atividades avaliativas. Porém, aqueles(as) que estão há mais de 120 dias sem acesso à plataforma devem solicitar a rematrícula, especificando a finalidade de cumprimento da avaliação do Nível III.
– Camaradas ainda não cadastrados(as) devem solicitar a chave de acesso, também especificando a finalidade referida no item anterior.
– Ainda que a (re) matrícula seja feita com a finalidade de avaliação, os(as) participantes terão acesso a todo o material do Curso de Nível III na plataforma – etapas: preparatória, presencial (slides/textos) e avaliativa.

• Estudos Avançados

Programa de Formação Continuada de Professores e Professoras

Constituído por Seminários Teóricos (temáticos) e Atividades dos Núcleos de Ensino e Pesquisa (questões teóricas e pedagógicas relativas aos conteúdos programáticos dos níveis).

Em três etapas:
– preparatória – na plataforma virtual;
– presencial – organizada pela equipe nacional;
– complementar – na plataforma virtual.

Camaradas que participaram de pelo menos um dos Seminários já realizados (20013, 2014 e 2015) podem ter acesso ao material dos três eventos e participar dos fóruns de discussão, com a mesma senha.

Cabe ao(à) Diretor(a) da Seção Estadual (ou responsável) divulgar amplamente as presentes informações e garantir o cumprimento das orientações, nos prazos estipulados.

Informações e orientações adicionais: [email protected]; (11) 3054-1800.