Logo Grabois Logo Grabois

Leia a última edição Logo Grabois

Inscreva-se para receber nossa Newsletter

    Comunicação

    Seminário discute desenvolvimento produtivo e inovativo no Rio

    A Finep promove na próxima semana, nos dias 4 e 5/11, o Seminário Desenvolvimento Produtivo e Inovativo: Oportunidades e Novas Políticas, com apoio do Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI e do Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE). O seminário, que ocorrerá no auditório da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), […]

    A Finep promove na próxima semana, nos dias 4 e 5/11, o Seminário Desenvolvimento Produtivo e Inovativo: Oportunidades e Novas Políticas, com apoio do Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI e do Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE). O seminário, que ocorrerá no auditório da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), discutirá as políticas voltadas para a inovação, o desenvolvimento produtivo e a competitividade da economia brasileira frente à globalização financeira e tecnológica. Para participar, é necessário se inscrever em [email protected] (limite sujeito à lotação do espaço).

    O evento contará com a presença do presidente da Finep, Luis Fernandes, que fará a palestra de abertura com o tema principal do encontro: Oportunidades e Novas Políticas. O seminário segue ao longo do dia com a presença de grandes nomes da academia e da economia brasileiras, como a professora Maria da Conceição Tavares – economista e professora-titular da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e professora-emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – que será homenageada em uma mesa especial, além do presidente do BNDES, Luciano Coutinho, que fará a palestra de encerramento, no dia 05/11.

    Coordenado pelo superintendente da área de projetos especiais da Finep, Luiz Martins, o seminário tem como objetivo debater sobre o que realmente significam as novas políticas de desenvolvimento produtivo e de inovação necessárias à transformação produtiva, inclusão social e sustentabilidade socioambiental brasileiras.

    Martins explica que a promoção do seminário reflete o propósito da financiadora de contribuir com a competitividade das empresas brasileiras no mercado nacional e internacional, tornando-as líderes e referência em produtividade e inovação: “A Finep é a principal agência de toda a cadeia do processo de inovação. Ela atua desde a academia até o financiamento de implantação dos projetos e, por isso, sabemos mais do que ninguém da importância e necessidade de discutirmos inovação e competitividade econômica”, diz.

    Serviço:

    Data: 04 e 05/11

    Local: Auditório da Firjan (Avenida Graça Aranha, 1)

    Horário: a partir das 9h

    Programação:

    Participantes: Formuladores e gestores de política pública e privada, executivos e técnicos das principais agências de desenvolvimento produtivo e inovativo empresários, acadêmicos, órgãos de representação e jornalistas convidados

    Agenda:

    Dia 04/11

    9h:

    Credenciamento

    9h40:

    Mesa de Abertura

    Luis Fernandes (Presidente da Finep) , Mariano Laplane (Presidente do CGEE), José Eduardo Cassiolato (Diretor do Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI); Pedro Celestino (Presidente do Clube de Engenharia), Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira (Presidente da FIRJAN)

    10h:

    Palestra de Abertura: Desenvolvimento Produtivo e Inovativo Brasileiro: oportunidades e novas políticas – Luis Fernandes (Presidente da Finep)

    Coordenação: Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira (Presidente da FIRJAN)

    10h30:

    Mesa Especial em Homenagem à Prof. Maria da Conceição Tavares: Oportunidades e Desafios para o Desenvolvimento Produtivo e Inovativo Brasileiro frente à Globalização Financeira

    Participantes: Ricardo Bielschowsky, Luis Eduardo Melin, Mariano Laplane (Presidente do CGEE)

    Coordenação: Luiz Martins (Superintendente Finep)

    12h – Debate Aberto ao público

    13h – Intervalo para almoço

    15h:

    Mesa 1 – Política Macroeconômica e as Estratégias Microeconômicas

    Participantes: Esther Dweck (Secretária de Orçamento Federal-MPOG), André Biancarelli (IE/UNICAMP), Vanessa Petrelli (Diretora do IE-UFU)

    Debatedor: Mariano Laplane (Presidente do CGEE)

    Coordenação: Saturnino Braga (Presidente do CICF)

    17h – Debate aberto ao público

    Dia 05/11

    10h Mesa 2 – As Novas e as Velhas Políticas Industriais e de Inovação

    Participantes: Clemente Ganz Lucio (Dieese), João Alfredo Delgado (ABIMAQ), Marcio Pochmann (Fundação Perseu Abramo)

    Debatedor: Fernando Sarti (Unicamp e Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI)

    Coordenação: Carlos Gadelha (Secretário de Desenvolvimento Produtivo, MDIC)

    11h30

    Debate aberto ao público

    12h30

    Intervalo para almoço

    14h

    Mesa 3 – Desenvolvimento Produtivo e Inovativo Brasileiro e Inserção Internacional

    Participantes: José Eduardo Cassiolato (UFRJ e Diretor Centro de Altos Estudos Século XXI) e Celio Hiratuka (Unicamp), David Kupfer (IE/UFRJ)

    Debatedor: Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães

    Coordenação: Alessandro Teixeira (Presidente da ABDI)

    16h Mesa 4 – Política de Desenvolvimento Social e Territorial e Política de Desenvolvimento Produtivo: Antagonismo ou Complementariedade?

    Participantes: Lúcia Falcon (Presidente do INCRA),  Sérgio Castro (PUC-GO e Diretor da Agência de Fomento Goiás) Roberto Monte-Mor (Cedeplar/UFMG)

    Debatedor:  Ermínia Maricato (USP)

    Coordenação: Helena Lastres (BNDES)

    17h30

    Palestra de Encerramento: Novas Políticas e Instrumentos para o Desenvolvimento Produtivo e Inovativo – Luciano Coutinho (Presidente do BNDES)

    18h

    Debate aberto ao público

    19h – Mesa de Encerramento

    Notícias Relacionadas