Livro faz reflexão sobre o mundo do trabalho retratado no cinema ao longo de 80 anos
O livro O Mundo do Trabalho no Cinema, de Carolina Maria Ruy, traz uma análise de 150 filmes – de várias épocas, gêneros e países – que retratam de uma forma ou outra a exploração do capitalismo sobre o trabalhador e a força de trabalho que ele vende/troca por um salário (ou não).
Pode ser considerado uma importante ferramenta para professores, pesquisadores e formadores sindicais, além de ativistas e militantes do movimento social que queriam utilizar o cinema como meio de reflexão e crítica do mundo do trabalho. Carolina é colunista no portal da Força Sindical e semanalmente traz a resenha de um filme. O livro é um apanhado deste trabalho.
A autora acredita que a formação sindical precisa inovar na metodologia de ensino-aprendizagem, e a utilização de filmes como recurso pedagógico torna-se indispensável para o formador sindical e político.
De forma leve e acessível, o livro se propõe a ser um verdadeiro guia politizado dos filmes que retratam a questão do mundo do trabalho. A organização é de Carolina Maria Ruy, a apresentação de José Carlos Ruy e o prefácio de Giovanni Alves. O Mundo do Trabalho no Cinema será lançado na próxima terça-feira (24), na sede da Força Sindical na capital paulista.
Serviço
Lançamento do livro O Mundo do Trabalho no Cinema
Quando: dia 24/11
Horas: 18h30
Onde: Sede da Força Sindica
Endereço: Rua Rocha Pombo, 94, Liberdade, SP