Os debates em grupos abordaram temas como saúde, educação, segurança, desenvolvimento social e econômico, esporte, cultura e lazer, “com o intuito de diagnosticar os principais problemas e propor soluções para construir com inovação, participação e transparência uma gestão sustentável para Itabuna”, destacou Davidson Magalhães.

EDUCAÇÃO

Adélia Pinheiro, Reitora da Uesc, destacou os desafios para se ter uma educação de qualidade, a necessidade de valorização do profissional e investimento em tecnologia e infraestrutura, além de estabelecer diálogo das universidades com a administração municipal. Participaram do encontro, entre outros, Fabio Félix, vice-reitor da Uesb, Yasmine Midlej,  urbanista, Ângela Guimarães, cientista social, Raimundo Bomfim e Alana Costa, economistas, e Luciana Pinheiro, enfermeira, Fabio Felix e Urania Oliveira, professores.

SEGURANÇA

Na área de segurança urbana, por exemplo, foi sugerida a implantação de um órgão responsável pela política municipal de direitos humanos, cidadania e prevenção da violência. Descentralizar as políticas culturais e esportivas e investir recursos nos distritos e periferias da cidade foi outra proposta. A professora e cientista política Ângela Guimarães ressaltou a necessidade de a juventude ser um elemento central no plano de governo. “O município de Itabuna está entre os vinte municípios da Bahia onde ocorre o maior número de violência letal contra jovens e adolescentes. Essas vidas poderiam estar contribuindo com o desenvolvimento local. É importante que haja uma política pública direcionada, garantindo uma trajetória inclusiva, saudável e com perspectivas para a juventude”, afirmou.

DESENVOLVIMENTO

Durante a discussão sobre mobilidade e desenvolvimento urbano, um dos destaques foi o meio ambiente. “É importante que a cidade dialogue com seu ambiente natural de forma saudável para que a gente tenha um desenvolvimento sustentável. Estamos inseridos numa área de Mata Atlântica, temos áreas de nascente, um corpo d´água cortando a cidade e uma situação de vulnerabilidade da mata ciliar do Rio Cachoeira. Todo esse processo precisa ser revisado”, destacou a urbanista Yasmine Midlej.

O debate foi considerado “muito oportuno” pelos participantes, tendo em vista a necessidade de se construir um plano de governo executável e adequado para o atual momento político e econômico. “É aqui que podemos dividir com representantes de diversos setores da sociedade tudo o que foi colhido durante as visitas e reuniões de bairros, além de discutir propostas que atendam de fato às necessidades da cidade”, frisou a empresária Leninha da Autoescola (PPS).

GESTÃO DEMOCRÁTICA

Para o professor universitário Fabio Félix Ferreira, este é “um excelente indício de que a gestão conduzida por Davidson será democrática, participativa, capaz de dialogar permanentemente com a sociedade itabunense”.

Na avaliação do pré-candidato a prefeito, Davidson Magalhães, essa foi uma etapa fundamental para a construção de um “programa de governo que recoloque Itabuna na liderança regional, com base na transparência, trabalho e eficiência”.

O PCdoB de Itabuna realiza neste sábado, dia 30, às 10 h, no Centro de Cultura Adonias Filho, a convenção que irá homologar a candidatura de Davidson Magalhães a prefeito de Itabuna: “Vamos fazer um encontro das forças democráticas que desejam caminhar unidas na construção de uma Itabuna melhor para todos.”, disse ele.