A Profa. Lívia Cotrim, do colegiado de Ciências Sociais da Fundação Santo André, traduziu 90 textos inéditos de Friedrich Engels publicados no jornal Nova Gazeta Renana, do qual ele foi cofundador, ao lado de Karl Marx, entre outros. A tradução dos artigos, a partir do original alemão, publicados entre os anos de 1848 e 1849, faz parte de seu projeto de pesquisa Friedrich Engels e a Nova Gazeta Renana, que será apresentada no SAPEX (Simpósio de Atividades de Pesquisa e Extensão) no próximo dia 24 de setembro.

De acordo com Profa. Lívia Cotrim, o projeto investiga o pensamento de Friedrich Engels a respeito das revoluções de 1848, tal como exposto nos artigos, publicados entre os anos de 1848 e 1849.  A professora relata que os artigos de Engels discorrem a respeito da situação alemã e da revolução e contrarrevolução em outros países ou regiões como a Itália, a Polônia, a Áustria, a Hungria, entre outras localidades.

A pesquisadora informa que os textos oferecem uma análise histórica ampla do conjunto do movimento europeu, das formas de atuação política e da consciência das diversas classes, das relações entre classe e representação política e os limites ou potencialidades manifestos por elas.

A tradução dos textos é a partir do original alemão, da totalidade dos artigos de F. Engels para aquele jornal, cuja maior parte permanece inédita em português. Entre 2014 e 2015, foram traduzidos os 84 artigos publicados em Marx Engels Werke, mais 6 textos escritos entre 1847 e maio de 1848, totalizando 90 artigos. Foi iniciada também a exploração da análise engelsiana sobre a miséria alemã.

Segundo a Profa. Lívia, inicialmente, cerca de uma centena de artigos publicados na NGR por Engels e Marx haviam sido atribuídos a outros colaboradores do jornal. “A autoria foi identificada na década de 1970, mas esses artigos não constam na Marx Engels Werke, editada em fins da década de 1950, e os volumes da MEGA 2, que deverão contê-los, não foram ainda publicados. Entretanto, constam na edição em inglês das Marx Engels Collected Works. Diante disso, obtivemos, em 2016, a edição fac-similar da NGR, a fim de traduzir também esses materiais”, relatou.

A preparação dos textos para a publicação e a análise das outras temáticas abordadas por Engels, em particular a relação entre nacionalidade, nacionalismo e revolução, será efetivada ao longo de 2016. 

SAPEX – No dia 24 de setembro, acontece a décima edição do SAPEX (Simpósio de Atividades de Pesquisa e Extensão), com o tema Pesquisa e cooperação na FSA: busca por financiamentos para pesquisas em um centro emergente. O encontro será um momento de diálogo científico, em que a comunidade acadêmica divulgará seus trabalhos e debaterá o tema proposto.

Para assistir ao evento, basta acessar o site http://www.sympla.com.br/sapex e se inscrever na atividade de interesse. É importante imprimir os comprovantes de inscrição e levá-los no dia do evento para validação e emissão dos certificados.

24 de setembro de 2016, sábado

Das 8h às 16h

Auditório da FAECO

Gratuito e aberto ao público