A. Sérgio Barroso debate capitalismo financeirizado no Rio, dia 24
POR: Redação
∙ ∙0 min de leitura

Notícias Relacionadas
-
Capitalismo de Estado e nacional-desenvolvimentismo no Brasil – Parte I
Conheça as formulações de Lenin, Stalin e Mao sobre o capitalismo de Estado e veja como o nacional-desenvolvimentismo brasileiro pode ser interpretado como uma nova forma desse modelo.
-
Como protecionismo dos EUA e superprodução desafiam a economia chinesa
Estados Unidos impõem ainda mais tarifas a produtos chineses, alegando “excesso de capacidade”. Mas a superprodução relativa é um desafio inerente ao capitalismo global. Como a China está enfrentando esse problema? Leia análise
-
Temporalidade da Riqueza: a atualidade de José Carlos Braga 25 anos depois
Livro foi um marco no estudo da financeirização do capitalismo. Resenha revisita sua obra, destacando sua relevância atual e influência nos debates sobre a dominância financeira e a dinâmica do capitalismo moderno.
-
Juros travam crescimento no capitalismo para sustentar parasitismo financeiro
Enquanto o Copom eleva a Selic para 13,25% e os EUA mantêm as taxas, a Europa reduz os juros, expondo os dilemas do capitalismo, preso ao domínio do capital financeiro e à crise do investimento produtivo.
-
Ditadura operou estatização capitalista no Brasil
Entenda como o crescimento do capitalismo de Estado no regime militar brasileiro foi evidenciado durante a gestão do general-presidente Ernesto Geisel.
-
Capitalismo de plataformas encontra terreno fértil no excedente de mão de obra do Brasil
O economista Euzébio Jorge de Sousa aponta os fatores que favorecem a precarização e informalidade no mercado de trabalho brasileiro.