Após concluída esta etapa de 90 horas de carga entre aulas e atividades, existem cursos de formação continuada, os Estudos Avançados, para dirigentes e professores da Escola.

Mais da metade da turma será composta de mulheres, um esforço da Secretaria Nacional da Mulher do PCdoB, para estimular a participação feminina no curso. Segundo a secretária nacional de Mulheres do PCdoB, Liége Rocha, a direção aplica 5% do Fundo Partidária na capacitação das mulheres de diversas formas. Neste caso, foram aplicadas 50 bolsas para indicações de quadros do Partido nos estados, na União da Juventude Socialista, na Unegro e no movimento sindical. “O objetivo é cada vez mais ampliar a participação das mulheres, cumprindo o objetivo de qualificar o desempenho delas em suas funções no Partido, nas entidades e na luta política”, explicou a dirigente.

A realização do curso na Bahia é parte do processo de descentralização do Curso Nível 3, que, até então, era feito só em São Paulo. Segundo o secretário-executivo, Altair Freitas, estas medidas visam a fortalecer a Escola em outros estados e possibilitar maior participação de militantes. Com isso, o curso será ministrado não apenas por professores da Escola Nacional, mas também por dirigentes do PCdoB da Bahia.

O curso tem estrutura de cinco núcleos de ensino e pesquisa que compõem o currículo da Escola: filosofia marxista, filosofia materialista dialética, economia política e desenvolvimento, estado e classes sociais, socialismo como necessidade histórica, e partido comunista. É voltado para dirigentes estaduais, de capitais, e das frentes de atuação do Partido (sindical, juventude, negros, mulheres, LGBT…)

Este curso é uma parceria da Escola Nacional com a seção estadual da Escola na Bahia, que é a Escola Loreta Valadares, além de ser apoiado pela Fundação Maurício Grabois.

O último Curso Nível 3 ocorreu em janeiro de 2017, em Cajamar (SP), com 60 participantes. Ao longo ano, em todo o país, ocorrem turmas do Curso Nível 2 (Conceitos Básicos do Marxismo Leninismo), Cursos do Nível 1 (Curso do Programa Socialista-CPS) e o Curso de Iniciação ao Marxismo Leninismo. O % Seminário Nacional dos Estudos Avançados será realizado no final de julho.