O campo democrático e popular ensaia articulação voltada às eleições de 2018. Iniciativa conjugada pelas Fundações Alberto Pasqualini/Leonel Brizola, Maurício Grabois e Perseu Abramo busca construir consenso em torno de um programa que enfrente as questões centrais da confusão politico-administrativa pela qual passa o Estado do Rio de Janeiro com consequências dramáticas para o povo trabalhador. 

Essa ação articulada resultou o primeiro debate com representantes do PDT, do PCdoB e do PT sobre a crise do estado lançando as sementes da unidade em função da proximidade do diagnóstico da crise apresentada pelos representantes dos três partidos.

Ainda este ano, haverá na sequência mais três debates na UERJ com seminários sobre “Política de Segurança Pública”, no dia 16 de outubro, Desenvolvimento e Emprego, no dia 13 de novembro e “Educação e Cidadania” no dia 4 de dezembro.

Os três partidos, com esses seminários e mais outros dois sobre Saúde e Cultura se debruçarão no esforço de produzir documento – base de um programa de governo do campo democrático e popular.

O Rio precisa da unidade para responder de maneira eficiente e democrática à crise que se agrava com as medidas do atual desgoverno.