Segundo Mário Rodarte, Professor da Faculdade de Ciências Econômicas e membro da coordenação do projeto de extensão, o Seminário tem o objetivo de convidar a comunidade acadêmica e também externa para uma reflexão ativa e propositiva acerca dos caminhos para o país superar a crise que vive. Rodarte ressalta que esse “é um seminário que busca ultrapassar os limites da Academia e se arrisca em propor o desenvolvimento nacional como caminho incontornável para a superação dos grandes dilemas de nossa sociedade”.

Esse é o segundo seminário organizado pelo projeto de extensão “Contradição”. O primeiro, nos conta o doutorando da Faculdade de Letras, Alysson Siffert, teve como tema o Realismo e sua contribuição para a compreensão crítica da sociedade. O segundo seminário, portanto, “é um passo adiante no objetivo do projeto “Contradição” de contribuir para uma melhor interpretação da realidade brasileira com vistas a transformá-la”, explica. Está também em curso a produção de um documentário sobre o tema do desenvolvimento brasileiro.

Diversos temas envolvendo o desafio do desenvolvimento nacional, tais como trabalho, igualdade e políticas públicas serão debatidos entre os dias 6 e 10 de novembro. “Como construir uma nova estratégia nacional de desenvolvimento para o Brasil? Esse é a grande pergunta que a Esfinge nos faz. Esperamos ao final do seminário termos contribuído para a formulação da resposta” é o que enfatiza Diogo Santos, mestrando da Faculdade de Ciências Econômicas e membro da Fundação Maurício Grabois. Laís Moreira, diretora da ANPG reforça o convite “para que os jovens pesquisadores da pós-graduação participem do seminário, pois Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia são temas indissociáveis”.

Confira abaixo a programação completa:

Seminário “BRASIL: DESENVOLVIMENTO URGENTE”

::: Local: Faculdade de Ciências Econômicas/UFMG :::

Dia 6 (segunda)- Mesa 1: O Papel da indústria no desenvolvimento Auditório 3 – 14:00 h

Dia 7 (terça) – Mesa 2: Injustiça tributária e desigualdade Auditório 4 – 14:00 h

Dia 8 (Quarta). Mesa 3: 100 anos da Revolução russa: lições para o século XXI Auditório 3 – 11:00 h

Dia 8 (quarta). Mesa 4: Trabalho e cidadania sob ataque Auditório 3 – 14:00 h

Dia 10 (sexta) Mesa 5: – Autonomia universitária em tempos de estado de exceção Auditório 3 – 11:00 h

Dia 10 (sexta) Mesa 6: Entraves e caminhos ao desenvolvimento Auditório 3 – 14:00

Convidados:
– Ricardo Carneiro (UNICAMP);
– João Quartim de Moraes (UNICAMP);
– Fernando Gaiger (IPEA);
– Lúcia Garcia (DIEESE)
– Naomar Almeida Filho (UFSB) e outros.