Como o parlamento pode contribuir para a saída da atual crise brasileira? Para encontrar alternativas e caminhos para a questão, a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) realiza na próxima terça-feira (7) o seminário “Desafios para a Reindustrialização Nacional”. De autoria do presidente da Comissão, deputado Orlando Silva (PCdoB/SP), o evento conta com a participação de especialistas que discutirão quais são os fatores que reduzem a participação da Indústria no Produto Interno Bruto (PIB) e os desafios para construção de uma nova política.

O seminário tem como principal objetivo discutir as causas que conduziram o país para o caminho da desindustrialização, ponto observado pela CNI, desde o governo Collor. A intenção é debater as transformaç?es aplicadas por esse processo “de industrialização para agravar desigualdades e impedir de usar nossos recursos para dar à sociedade oportunidade de alçar seu desenvolvimento”, como apresentado pelo diretor técnico do Dieese, Clemente Gan em entrevista ao Valor Econômico. Dados da Confederação Nacional da Indústria reforçam a importância do tema, ao estimar que a participação da Indústria no PIB tende a diminuir, não alcançando 9,5% do total do Produto, caso não hajam mudanças e incentivos para a industrialização do país.

O debate será dividido em duas mesas de discussão. A primeira tem a proposta de apresentar uma análise da política econômica nas últimas décadas nos setores de comércio, indústria e inovação. E conta com a participação do professor da Universidade Estadual de Campinas, Luis Gonzaga Beluzzo; do diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), Carlos Alexandre da Costa; do professor de direito econômico e economia da Universidade de São Paulo (USP), Gilberto Bercovici; e do Gerente-executivo de Política Econômica da Confederação Nacional da Indústria, Flávio Castelo Branco.

A segunda discutirá sobre a Inovação da Indústria. Pontuando as características principais das transformações passadas, como outros países reagem a mudanças na Indústria e quais são as prioridades e posicionamentos recomendados para o Brasil. Para isso, discutem os temas o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Luiz Ferreira; o pesquisador no Departamento de Geografia da USP e especialista em Inovação, Ronaldo Carmona; José Cardoso,  economista e supervisor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese); Carmem Feijó, professora da faculdade de Economia da Universidade Federal UFF e editora dos Cadernos do Desenvolvimento do Centro Celso Furtado; e Marina Mattar, coordenadora executiva da Comissão de Relações Governamentais da Associação Brasileira da Indústria Química.   

O seminário ocorre às 14h da próxima terça-feira (7) no Plenário 12 do Anexo II da Câmara dos Deputados. Todas as apresentações serão veiculadas pelo e-Democracia, no endereço: bit.ly/e-democraciaCTASP01. Participe!