O evento, que também comemora dez anos da Fundação Maurício Grabois, começa às 9h e prossegue até as 20h30, no Novotel Jaraguá, Centro de São Paulo (Rua Martins Fontes, 71).

 

As exposições e os debates do Seminário irão focar a atualidade do marxismo para a interpretação e transformação do mundo na contemporaneidade, e abordarão também a trajetória da vida deste que é um dos maiores pensadores desde os tempos modernos. No evento será lançado o livro Desbravar um mundo novo no século XXI, de vários(as) autores(as), editado pela Anita Garibaldi e pela Fundação Maurício Grabois, e também a inédita biografia de Marx: Karl Marx e o nascimento da sociedade moderna, Biografia e desenvolvimento de sua obra, por Michael Heinrich. Junto com ele, a Fundação Maurício Grabois e a editora Anita Garibaldi lançam o livro Karl Marx – Desbravar um mundo novo no século XXI, coletânea de 28 autores sobre temas diversos do marxismo. 

17h00: Terceira Mesa

O Projeto Mega e a construção de uma biografia intelectual de Marx

Expositor: Michael Heinrich, cientista político alemão, pesquisador do Projeto Mega

Coordenação: Fábio Palácio, professor do Departamento de Comunicação da UFMA 

18h30: Encerramento

Coquetel comemorativo dos 10 anos da Fundação Maurício Grabois e sessão de autógrafos dos livros:

1) Desbravar um mundo novo no século XXI (. Vários autores. Anita Garibaldi/Fundação Maurício Grabois; e 

2) Karl Marx e o nascimento da sociedade moderna: biografia e evolução de sua obra (volume I) Michael Heinrich, Boitempo.

20h30: Término das atividades

Michael Heinrich é cientista político, matemático e biógrafo de Marx. Foi professor convidado de ciência política na Universidade de Viena e na Universidade Livre de Berlim. Atualmente é professor de economia na Universidade de Ciências Aplicadas de Berlim. Editor da PROKLA (Jornal da ciência social crítica) e do site Oekonomiekritik, participa do projeto MEGA 2, um monumental esforço internacional visando à publicação das obras completas de Marx e Engels. É autor, entre outros, do prefácio à edição da Boitempo do Livro II de O capital, de Marx e dos livros Crítica da economia política: uma introdução, Uma introdução aos três volumes d’O capital de Marx. Em 2018 a Boitempo publica o primeiro volume de sua monumental biografia intelectual e política de Karl Marx: Karl Marx e o nascimento da sociedade moderna – ambicioso projeto que comportará ao menos três volumes ao todo.

Fábio Palácio é jornalista. Professor Adjunto 1-A do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Maranhão. Graduado em Comunicação Social (UFMA). Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). Doutor em Ciências da Comunicação (ECA/USP), com estágio doutoral na University of Reading (Reino Unido). Pesquisador e diretor de Comunicação e Publicações da Fundação Maurício Grabois.