Logo Grabois Logo Grabois

Leia a última edição Logo Grabois

Inscreva-se para receber nossa Newsletter

    Comunicação

    Morre o filósofo marxista Domenico Losurdo

    CONHEÇA O ESPECIAL DA FUNDAÇÃO MAURÍCIO GRABOIS SOBRE DOMENICO LOSURDO Losurdo foi um dos maiores pensadores dos estudos marxistas e da obra de Gramsci. Dedicou sua carreira acadêmica à produção política em defesa de um pensamento plural e libertador. Em seus últimos anos, lecionou na Universidade de Urbino, na Itália. Uma relação sólida com o PCdoB […]

    POR: Redação

    CONHEÇA O ESPECIAL DA FUNDAÇÃO MAURÍCIO GRABOIS SOBRE DOMENICO LOSURDO

    Losurdo foi um dos maiores pensadores dos estudos marxistas e da obra de Gramsci. Dedicou sua carreira acadêmica à produção política em defesa de um pensamento plural e libertador. Em seus últimos anos, lecionou na Universidade de Urbino, na Itália.

    Uma relação sólida com o PCdoB e a Grabois

     

    Losurdo em conversa com o presidente da Fundação Maurício Grabois, Renato Rabelo, em sua visita ao Brasil em 2017. (Foto: Cezar Xavier)

    Há mais de 12 anos, entre Domenico Losurdo e o Partido Comunista do Brasil e sua Fundação Maurício Grabois, se estabeleceu uma relação política elevada que resultou numa rica agenda de seminários e debates em várias cidades do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, São Luís, Florianópolis, Campinas, Santo André), e também em publicações.

    Em parceria com a editora Anita Garibaldi, a Fundação Maurício Grabois foram publicadas as seguintes obras: Liberalismo – entre civilização e barbárie (2006); O pecado original do século XX (2013), Marx e o balanço histórico do século XX (2015) e A esquerda ausente (2016). A Fundação também apoiou a editora Boitempo na mais recente publicação de Losurdo no Brasil: O marxismo ocidental – como nasceu, como morreu, como pode renascer (2018).

    Losurdo foi o principal convidado da Fundação Maurício Grabois em eventos emblemáticos, tais como o seminário alusivo ao centenário da Revolução Russa  e aos 95 anos do Partido Comunista do Brasil (2017). Nos dois últimos títulos publicados pela editora Anita Garibaldi/Fundação Maurício Grabois, há ensaios do filósofo italiano. Em 100 anos da Revolução Russa – legados e lições (download gratuito), ele contribuiu com Revolução de Outubro e a Democracia no Mundo; e em Karl Marx – Desbravar um Mundo Novo no Século XXI, foi publicado o artigo O individualismo e seus críticos.

    Losurdo também concedeu várias entrevistas exclusivas à revista Princípios e também aos portais Grabois/Vermelho. 

    Leia a entrevista: Domênico Losurdo: o pecado imperialista

    Marxismo e anti-imperialismo

    Sempre coerente, a filosofia política de Losurdo e sua contextualização cuidadosa do pensamento filosófico em seu tempo histórico foi impulsionada principalmente pela crítica radical ao liberalismo, ao capitalismo e ao colonialismo.

    Um pensador de seu tempo, Losurdo dedicou-se também a investigar questões políticas contemporâneas, prova disso, é seu último livro que acabou de chegar no Brasil, “O Marxismo Ocidental”. Nesta obra, o filósofo contou a parábola do marxismo ocidental: seu nascimento, sua evolução e sua queda.

    Trata-se de uma publicação polêmica e combativa, que pode ser considerada uma espécie de acerto de contas com o percurso do marxismo ocidental, repassando toda a sua trajetória até suas figuras atuais, como Slavoj Žižek, David Harvey, Alain Badiou, Giorgio Agamben e Antonio Negri, sem deixar de visitar pensadores já clássicos como Theodor W. Adorno, Max Horkheimer, György Lukács, Herbert Marcuse, Louis Althusser, Ernst Bloch e Jean-Paul Sartre.

    Intelectuais e pensadores de diversas partes do mundo estão publicando mensagens em homenagem ao filósofo que dedicou a vida ao pensamento marxista e à militância comunista.

    Bibliografia

    Autor de uma obra monumental, eis os títulos publicados no Brasil:

    Hegel, Marx e a Tradição Liberal. Editora Unesp, 1998.
    Democracia ou bonapartismo. Editora Unesp, 2004.
    Fuga da História? Editora Revan, 2004.
    Liberalismo. Entre civilização e barbárie. Editora Anita Garibaldi, 2006.
    Contra-História do Liberalismo. Editora Ideias & Letras, 2006.
    Antonio Gramsci – Do Liberalismo ao Comunismo Crítico. Editora Revan, 2006.
    Nietzsche – O Rebelde Aristocrata. Editora Revan, 2009.
    A Linguagem do Império. Editora Boitempo, 2010.
    Stalin – História crítica de uma lenda negra. Editora Revan, 2010.
    A Não Violência – Uma história fora do mito. Editora Revan, 2012.
    O pecado original do século XX. Editora Anita Garibaldi, 2013.
    A Hipocondria do Antipolítico. Editora Revan, 2014.
    Autocensura e Compromisso no pensamento de Kant. Editora Ideias & Letras, 2015.
    A luta de classes: uma história política e filosófica. Editora Boitempo, 2015.
    Marx e o balanço histórico do século 20. Editora Anita Garibaldi, 2015.
    Nietzsche e a crítica da Modernidade. Editora Ideias & Letras, 2016.
    A Esquerda Ausente. Editora Anita Garibaldi, 2016.
    Guerra e Revolução – o mundo um século após outubro de 1917. Editora Boitempo, (2017)
    O marxismo ocidental – como nasceu, como morreu, como pode renascer. Editora Boitempo, (2018)

    Tags
    Notícias Relacionadas