A Fundação Maurício Grabois, por meio de sua Cátedra Cláudio Campos, volta na próxima segunda-feira (29), às 14h, com o Seminário: O Nacional-Desenvolvimentismo e o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento. Será a sua terceira mesa: A construção de uma Nação democrática, próspera e solidária. A série de debates ocorre durante 11 mesas até 17 de julho.

O evento é aberto a convidados compostos por membros do Comitê Central e das Comissões Executivas Estaduais do PCdoB, que receberão o link para o webnar. O Seminário segue o planejamento da Fundação para o ano de 2021 e tem por objetivo contribuir para a formulação de um projeto nacional de desenvolvimento e subsidiar a atualização do Programa Socialista do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), aprovado em 2009, no 12º Congresso.

Sob mediação do vice-presidente do PCdoB, Walter Sorrentino, a mesa de debates será composta pelos painelistas Flávio Dino (governador do Maranhão), Carlos Lopes, jornalista da redação da Hora do Povo e membro do Comitê Central do PCdoB, e Fernando Haddad, professor da USP, ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação.

Confira os temas que comporão o escopo de debates no evento:

  • Natureza do Estado numa economia capitalista dependente.
  • Transformação do Estado para construção de uma democracia avançada.
  • Avaliação crítica da experiência democrática da Constituição de 1988 e sua relação com as quatro décadas de estagnação econômica: causas políticas e econômicas centrais.
  • Balanço da experiência dos governos progressistas vigentes a partir de 2003, comparando-os com a teoria e a prática nacional-desenvolvimentista.
  • Construção de uma nação democrática, próspera e solidária e edificação de um Estado democrático e inovador de suas instituições.
  • Realizar uma reforma política ampla e democrática que amplie a liberdade política.
  • Ampla liberdade política para o povo.
  • Combinação entre democracia representativa e democracia direta.
  • Ampla participação e consulta popular na decisão dos temas de grande interesse nacional.
  • Fortalecer as Forças Armadas enquanto instituições comprometidas com a ordem democrática e indispensáveis para defender a soberania nacional.
  • Garantia do direito à comunicação, com a abertura de acesso gratuito aos meios de comunicação de massa, em prol dos partidos e dos movimentos sociais.

 

SERVIÇO:

AGENDA: 29 de março, 14h (Segunda-feira)

TEMA: A construção de uma Nação democrática, próspera e solidária (mesa 3)

EVENTO: Seminário: O Nacional-Desenvolvimentismo e o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento

Conferencistas: Flavio Dino (Governador do Maranhão);
Carlos Lopes (da redação da Hora do Povo, membro do Comitê Central do PCdoB);
Fernando Haddad (Prof.º da USP, ex-Prefeito de São Paulo, ex-Ministro da Educação);
Mediação: Walter Sorrentino (Vice-Presidente do PCdoB)

 

Leia mais em: Fundação Grabois realiza seminário para discutir desenvolvimento e projeto de Nação