Logo Grabois Logo Grabois

Leia a última edição Logo Grabois

Inscreva-se para receber nossa Newsletter

    Cátedra Cláudio Campos

    Seminário traz Flávio Dino, Haddad e Carlos Lopes, nesta segunda (29)

    A Fundação Maurício Grabois, por meio de sua Cátedra Cláudio Campos, volta com o Seminário: O Nacional-Desenvolvimentismo e o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, nesta segunda (29), às 14h, para sua terceira mesa: Construção de uma Nação democrática, próspera e solidária (mesa 3). A série de debates ocorre durante 11 mesas até 17 de julho. […]

    POR: Cezar Xavier

    A Fundação Maurício Grabois, por meio de sua Cátedra Cláudio Campos, volta com o Seminário: O Nacional-Desenvolvimentismo e o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, nesta segunda (29), às 14h, para sua terceira mesa: Construção de uma Nação democrática, próspera e solidária (mesa 3). A série de debates ocorre durante 11 mesas até 17 de julho.

    O evento é aberto a convidados compostos por membros do Comitê Central e das Comissões Executivas Estaduais do PCdoB, que receberão o link para o webnar. O Seminário segue o planejamento da Fundação para o ano de 2021 e tem por objetivo contribuir para a formulação de um projeto nacional de desenvolvimento e subsidiar a atualização do Programa Socialista do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), aprovado em 2009, no 12º Congresso.

    Sob mediação do vice-presidente do PCdoB, Walter Sorrentino, a mesa de debates terá como convidados Flavio Dino (governador do Maranhão)
    Carlos Lopes (da redação da Hora do Povo, membro do Comitê Central do PCdoB), e Fernando Haddad (professor da USP, ex-prefeito de São Paulo, ex-ministro da Educação).

    Confira os temas que comporão o escopo de debates no evento:

    Natureza do Estado numa economia capitalista dependente.

    Transformação do Estado para construção de uma democracia avançada.

    Avaliação crítica da experiência democrática da Constituição de 1988 e sua relação com as quatro décadas de estagnação econômica: causas políticas e econômicas centrais.

    Balanço da experiência dos governos progressistas vigentes a partir de 2003, comparando-os com a teoria e a prática nacional-desenvolvimentista.

    Construção de uma nação democrática, próspera e solidária e edificação de um Estado democrático e inovador de suas instituições.

    Realizar uma reforma política ampla e democrática que amplie a liberdade política.

    Ampla liberdade política para o povo. Combinação entre democracia representativa e democracia direta.

    Ampla participação e consulta popular na decisão dos temas de grande interesse nacional.

    Fortalecer as Forças Armadas enquanto instituições comprometidas com a ordem democrática e indispensáveis para defender a soberania nacional.

    Garantia do direito à comunicação, com a abertura de acesso gratuito aos meios de comunicação de massa, em prol dos partidos e dos movimentos sociais.

    SERVIÇO:

    AGENDA: 29 de março, 14h (segunda-feira)

    TEMA: Construção de uma Nação democrática, próspera e solidária (mesa 3)

    EVENTO: Seminário: O Nacional-Desenvolvimentismo e o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento

    Painelistas: Flavio Dino (Governador do Maranhão)
    Carlos Lopes (da redação da Hora do Povo, membro do Comitê Central do PCdoB) 
    Fernando Haddad (Prof.º da USP, ex-Prefeito de São Paulo, ex-Ministro da Educação)
    Mediação: Walter Sorrentino (Vice-Presidente do PCdoB)

     

     

    Notícias Relacionadas