Boas vindas ao Portal Grabois, conheça nossa marca
O que você está procurando?

Lançada na Câmara exposição sobre 100 anos do PCdoB 

28 de abril de 2022

Mostra instalada no Corredor Tereza de Benguela reproduz centenário de lutas do partido por meio de fotos e documentos. Evento reúne lideranças de outras siglas.

Uma breve solenidade no Hall da Taquigrafia marcou, nesta quarta-feira (27), a exibição na Câmara dos Deputados da exposição que celebra os 100 anos do Partido Comunista do Brasil.

Com a presença da vice-governadora de Pernambuco e presidente nacional da sigla, Luciana Santos, além de parlamentares da Bancada na Casa, o evento conduzido pelo líder, o deputado federal Renildo Calheiros (PE) recebeu várias lideranças de outros partidos e simpatizantes.

Instalada no Corredor Tereza de Benguela, que faz a ligação entre os gabinetes dos parlamentares e o plenário Ulysses Guimarães, a mostra é constituída por quase 350 iconografias entre fotos, documentos, mapas e charges que contam como a trajetória da legenda está entrelaçada com a história do Brasil.

Ao discursar no ato, Luciana Santos lembrou que a exposição faz parte de um conjunto de iniciativas com o propósito de “comemorar o centenário da bela história que é a saga dos comunistas em nosso país”. “Não há um momento significativo neste período da história do Brasil, que a presença do nosso partido não esteja registrada de forma marcante”, disse.

Concepção

Um dos responsáveis pela curadoria da mostra, o secretário nacional de Formação e Propaganda do PCdoB, Adalberto Monteiro, apresentou a concepção do projeto.

A exposição foi dividida em duas partes, cada uma delas dispostas nas paredes laterais do corredor: a primeira corresponde à linha do tempo, que faz um relato cronológico deste século de lutas do partido; a segunda retrata a presença do PCdoB nas múltiplas dimensões da vida do país, com sua atuação nos movimentos sociais, no parlamento e na gestão pública.

“São mais de 100 metros repletos de fotos documentos, mapas e charges, que ajudam a contextualizar os diversos momentos vividos pelo PCdoB. Além de ver e ler, o visitante pode sentir a história dos comunistas entrelaçada com a história do Brasil”, afirmou.

Batizada de ‘PCdoB Cem anos de amor e coragem pelo Brasil’, a exposição é constituída por quase 350 iconografias entre fotos, documentos, mapas e charges, que fazem pensar, ver e sentir a história da legenda comunista entrelaçada com a história do Brasil.

O visitante pode acompanhar a saga centenária da legenda em fotos e dados que ajudam a contextualizar os diversos momentos históricos vividos pelo PCdoB.

Neste grande painel pode-se ver e ler a presença dos comunistas nas grandes batalhas políticas e sociais do Brasil República. A presença no parlamento desde 1927, passando pela participação destacada nas Constituintes de 1946 e 1988, chegando à atual bancada.

Também aparecem em destaque as cinco gerações de lideranças do partido:

A dos fundadores, liderada por Astrojildo Pereira; a segunda, tendo à frente Luiz Carlos Prestes; a terceira, sob o comando de João Amazonas; a quarta, liderada por Renato Rabelo; chegando à quinta geração, comandada pela vice-governadora Luciana Santos.

Lutas sociais

A segunda parte é temática. Ela retrata a presença do PCdoB nas múltiplas dimensões da vida do país: nas entidades da classe trabalhadora e movimentos sociais; no parlamento e na gestão pública; na vida cultural e científica; nas jornadas recentes por vacina, trabalho, auxílio emergencial e pelo “Fora Bolsonaro”.

A mostra também é interativa: 40 livros com temáticas associadas à exposição estão afixados nas paredes do Corredor Tereza de Benguela e podem ser folheados e lidos pelo visitante.

As imagens demonstram a síntese de como os comunistas, em um século de lutas – com ideias, realizações e batalhas – ajudaram a construir o Brasil.

Evidenciam, também, que o PCdoB é um partido que ostenta uma saga heroica, mas tem os pés no presente e mira o futuro. É uma legenda, portanto, centenária e contemporânea.

Expediente

O livro ‘Imagens da Centenária História de Lutas do Partido Comunista do Brasil (1922-2022)’, organizado pelo Centro de Documentação e Memória (CDM) da Fundação Maurício Grabois, lançado no final de 2021, serviu como principal fonte de pesquisa para a exibição.

Clique na imagem abaixo para acessar o livro:

O projeto gráfico e a execução da mostra é do designer e jornalista Cláudio Gonzalez. A curadoria ficou por conta de Adalberto Monteiro e Fernando Garcia, da Fundação Mauricio Grabois. Osvaldo Bertolino, Felipe Spadari e Vladimir Sacchetta são os responsáveis pelo trabalho de pesquisa.

Visitação

Com visitação aberta ao público desde o dia 18 passado, a mostra segue em exibição até o final de abril.

Ao encerrar o evento, o líder do PCdoB na Câmara, Renildo Calheiros, agradeceu a presença dos líderes partidários de outras legendas e convidou a todos que ainda não viram, “que aproveitem para visitar a exposição, pois está muito bonita”.

Entre os presentes, estavam o deputado Reginaldo Lopes (MG), líder do PT na Câmara; o deputado Wolney Queiroz (PDT-PE), líder da Oposição; o deputado Bira do Pindaré (MA), líder do PSB; e o deputado Jorge Solla (PT-BA).

Por Walter Félix

(PL)

Fonte: PCdoB na Câmara