Começa, neste sábado (23), o 28o. Congresso Nacional de Pós-Graduandos
ANPG convoca congresso para debater o papel da ciência e da pós-graduação na reconstrução de um Brasil independente. Ocorre junto com a 74a. Reunião da SBPC
ANPG convoca congresso para debater o papel da ciência e da pós-graduação na reconstrução de um Brasil independente. Ocorre junto com a 74a. Reunião da SBPC
por Cezar Xavier
A terceira etapa nacional e presencial do 28º Congresso Nacional de Pós-Graduandos ocorre neste final de semana, dos dias 23 a 25 de julho, na Universidade de Brasília (UNB).A Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) convocou seu congresso em formato itinerante e híbrido, dividido em três etapas. Com o lema “O papel da ciência nacional e da pós-graduação para reconstrução de um Brasil independente”, a entidade fará contundente crítica à política de desmonte da produção científica nacional e desvalorização dos pesquisadores levada a cabo pelo governo de Jair Bolsonaro (PL).
A abertura ocorre neste sábado, às 15 horas (veja abaixo os participantes). É possível acompanhar toda a programação ao vivo pelo canal no youtube.com/TVANPG
A ciência está no cerne da luta pela democracia e pela soberania nacionais. Nos últimos anos, durante a pandemia de COVID-19, representou a defesa da vida e foi a trincheira contra o negacionismo. Neste cenário, as universidades, profissionais da ciência e pós-graduandes foram protagonistas de resistência aos ataques do atual governo brasileiro, mostrando que mesmo nos cenários mais desfavoráveis, a ciência se coloca ao lado do povo e segue em seu papel de servir à sociedade, buscando soluções e agregando valor às riquezas nacionais.
O fórum máximo dos pós-graduandos e pós-graduandas ocorrerá junto à 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, fato politicamente simbólico, pois foi este evento da SBPC que abrigou a plenária de fundação da ANPG, em 1986.
Esta etapa nacional será composta por mesa de abertura e de debates além de uma plenária final, realizados de forma presencial, na Universidade de Brasília, mas terá transmissão ao vivo pelos canais oficiais da ANPG nas redes sociais e TV ANPG.
O novo formato ainda reflete as consequências da pandemia na sociedade brasileira, em especial para as instituições de ensino e/ou pesquisa, como a permanência das aulas remotas na maioria dos programas de pós-graduação pelo Brasil, além do calendário diverso e não unificado das universidades.
Veja abaixo os participantes da programação do Congresso, a partir da abertura no sábado, as 15h:
Mostra científica
A Mostra Científica da ANPG já é uma tradição no meio acadêmico. Dessa vez, a mostra que acontece tradicionalmente no Congresso da entidade, será de forma virtual e para divulgação e popularização dos projetos científicos que pós-graduandas (os) estão produzindo. A mostra também ocorrerá do dia 23 a 25 de julho, de modo presencial e transmitida através plataforma virtual.
Ela acontecerá em uma conjuntura delicada para ciência e tecnologia. Entretanto, o Minuto da Ciência, a edição da XII Mostra de Ciência e Tecnologia da entidade, dará palco aos pós-graduandos brasileiros exporem suas pesquisas e a importância para a sociedade brasileira.
Etapas preparatórias
A primeira etapa do Congresso ocorreu entre 16 de maio e 8 de julho, com debates presenciais, híbridos ou virtuais, de acordo com as condições das instituições de ensino, com o objetivo de contribuir com o documento base a ser distribuído pela entidade. A segunda foi composta pelo Seminário de Educação e Ciência e o III Encontro de mulheres estudantes da ANPG entre o final de junho e início de julho. Esses eventos ocorreram no formato híbrido.