Publicado no portal do Partido Comunista do Chile em 08.01.23.
O Partido Comunista do Chile denuncia, condena categoricamente e pede atenção ao golpe desferido pela ultradireita brasileira contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu governo democraticamente constituído. Os ultradireitistas assumiram a Presidência, o Parlamento e várias instituições ministeriais, num ataque à democracia, procurando abrir caminho a um golpe de estado.
As forças da reação estão acampadas há semanas em frente ao quartel militar, pressionando o levante militar contra a democracia e contam com o apoio do generalato. A mão do ex-presidente Bolsonaro, refugiado em Miami, está por trás da manobra. Os setores mais retrógrados dos EUA também não são estranhos.
O capitalismo neoliberal busca sair da crise por meio do autoritarismo e das formas fascistas de governo. Nós, chilenos, sabemos bem o que significam as ditaduras civil-militares.
Por trás dessa aventura autoritária está a coordenação internacional da ultradireita, da qual faz parte o Partido Republicano de José Antonio Kast como elo no golpe neofascista contra os processos democráticos e soberanos em curso nos países da América Latina e do Caribe.
O Partido Comunista do Chile reafirma sua solidariedade com o povo brasileiro, as organizações de trabalhadores e os partidos e movimentos que conquistaram o Governo nas últimas eleições, defendendo a legitimidade de seu processo democrático e de seu Presidente. Da mesma forma, conclama o povo e as organizações sociais do Chile a ativar a solidariedade e ficar alerta, pois as ações que denunciamos e repudiamos fazem parte de um plano internacional da ultradireita e do imperialismo.
COMITE CENTRAL
PARTIDO COMUNISTA DO CHILE
Santiago de Chile, 8 de janeiro de 2023