Boas vindas ao Portal Grabois, conheça nossa marca
O que você está procurando?

Pablo Neruda foi envenenado, confirma painel internacional de cientistas

15 de fevereiro de 2023

Especialistas forenses determinaram que o poeta chileno Pablo Neruda morreu envenenado, há 50 anos, e divulgam o relatório final sobre a causa da morte do Prémio Nobel de Literatura e do político e diplomata Pablo Neruda

Especialistas forenses determinaram que o poeta chileno, comunista e Prémio Nobel de Literatura Pablo Neruda morreu envenenado, há 50 anos.

Publicado originalmente no RFI, em 15.02.2023

Foi publicado esta quarta-feira, 15 de Fevereiro, no Chile, o relatório do grupo de especialistas sobre a causa da morte do Prémio Nobel de Literatura e do político e diplomata Pablo Neruda. 

Na segunda-feira, o sobrinho revelou a conclusão. “Posso afirmá-lo, porque vi os relatórios. Digo-o, como advogado e sobrinho, com muita responsabilidade, porque a juíza ainda não o pode referir, pois não tem ainda todas as informações”, disse Rodolfo Reyes ao El País, dando conta que a toxina encontrada em 2017 nos restos mortais de Neruda lhe fora injetada. Isto leva a admitir que a causa efetiva da morte foi a bactéria clostridium botulinum, e não o câncer da próstata, diagnosticado em 1969, como foi escrito na certidão de óbito e também defendido, em 2013, pelo primeiro painel de peritos chamado a investigar o caso.

No dia 23 de Setembro de 1973, doze dias depois do golpe militar de Augusto Pinochet no Chile, foi anunciada a morte do poeta e político comunista Pablo Neruda vítima de um câncer. Esta morte foi um assassínio, denuncia a família há muitos anos. O relatório publicado esta quarta-feira aponta que a bactéria encontrada nos restos mortais do escritor “já estava no corpo no momento da morte”.

Esta revelação foi a mais recente reviravolta num dos grandes debates do Chile pós-golpe de Estado. A posição oficial há muito defendida é a de que Pablo Neruda morreu de complicações decorrentes de cancro de próstata, mas o antigo motorista do escritor, Manuel Araya, argumentou durante décadas que o poeta tinha sido envenenado.

Tags