Boas vindas ao Portal Grabois, conheça nossa marca
O que você está procurando?

Silvio Costa, presente!

15 de fevereiro de 2023

Sociólogo, com doutorado na área de Ciências Sociais, Sílvio Costa foi militante e dirigente do PC do B durante décadas

Sociólogo, com doutorado na área de Ciências Sociais, Sílvio Costa foi militante e dirigente do PCdoB durante décadas

Com informações do Jornal Opção

O professor da PUC-Goiás Silvio Costa morreu na quarta-feira, 14, de um mal súbito, aos 69 anos. Ele estava trabalhando no quintal de sua casa, no Setor Jaó, quando passou mal e faleceu.

Sociólogo, Sílvio Costa era professor da PUC desde fins da década de 1970. Era casado com a socióloga Lúcia Rincon e deixa três filhos (dois homens e uma mulher).

Há alguns anos, Sílvio Costa havia tido um mal súbito. Levado ao hospital, se recuperou.

Sílvio Costa era doutor em Ciências Sociais e, durante anos, militou no Partido Comunista do Brasil.

Na Católica, na década de 1980, Sílvio Costa, Lúcia Rincon e José Maria Baldino (também falecido) eram os craques da sociologia e contribuíram para formar gerações críticas.

Sílvio Costa publicou os livros “Comuna de Paris — O Proletariado Toma o Céu de Assalto” e “Revolução e Contrarrevolução na França”.

Leia abaixo a nota da Escola Nacional João Amazonas.

É com imensa tristeza que a Escola Nacional João Amazonas, do PCdoB, recebe a notícia do falecimento do nosso grande camarada e professor  Sílvio Costa. 

Sociólogo e cientista político, professor da PUC-Goiás, Sílvio Costa reunia um intenso trabalho intelectual como pesquisador e escritor ao lado da militância no PCdoB, especialmente em Goiás, aonde foi dirigente do comitê estadual do nosso partido durante muitos anos. Formou gerações de estudantes no seu trabalho universitário e contribuiu decisivamente para a organização e formação teórica de inúmeros militantes e dirigentes comunistas. 

Junto à Escola Nacional João Amazonas, Silvio Costa participou diretamente do processo de relançamento do nosso trabalho formador, a partir de 2003, na condição de professor em diversos cursos nacionais. Integrava também o núcleo de ensino e pesquisa sobre Estado e Classes Sociais. Ainda em 2022 produziu várias web aulas para a Escola analisando o papel do Estado e suas diversas interpretações teóricas, material riquíssimo que seguira ilustrando o desenvolvimento teórico da nossa militância. 

À família e amigos, expressamos nossos mais profundos sentimentos. 

Camarada Silvio Costa, presente! 

Altair Freitas

Diretor da Escola Nacional João Amazonas do PCdoB

Tags