Boas vindas ao Portal Grabois, conheça nossa marca
O que você está procurando?

Luís Fernandes: Homenagear Lênin hoje é ser fiel a seu exemplo

21 de abril de 2023

Entrevista com o professor Luis Fernandes sobre o legado de Lênin.

Reproduzimos abaixo a entrevista do professor Luís Fernandes (PUC-Rio) concedida ao jornalista Osvaldo Bertolino em 2020, na ocasião dos 150 anos do nascimento de Lênin.

Homenagear Vladimir Ilyich Ulianov, o Lênin, nos 150 anos de seu nascimento, comemorados nesta quarta-feira (22) é, a um só tempo, ser fiel a seu exemplo revolucionário e às suas teorias, desafiando-se a desenvolvê-las tendo em conta o contexto atual. Esta foi uma das opiniões expressas pelo professor do Instituto de Relações Internacionais da PUC-RJ e membro do Comitê Central do PCdoB, Luís Fernandes, em participação no programa Olhar 65, transmitido pelas redes sociais da legenda.

O cientista político foi entrevistado pelo jornalista Osvaldo Bertolino e tratou da importância de Lênin não só na gênese do socialismo e na liderança da Revolução de Outubro de 1917, mas também na formação de todo o sistema mundial que vivemos até os dias de hoje.

“O mundo que vivemos hoje, em grande medida, é fruto dos impactos da Revolução Russa no sistema internacional. Naquele momento, não só se estruturou um sistema alternativo ao capitalismo. A União Soviética liderou grandes realizações no século XX e que não diziam respeito apenas à constituição do socialismo”, lembrou o professor, enumerando feitos como a atuação determinante para a derrota do nazi-fascismo na 2ª Guerra Mundial e o apoio do campo socialista aos movimentos por soberania dos países coloniais e semi-coloniais da América Latina, Ásia e África.

“Vivemos uma expansão dos direitos da autodeterminação dos povos, de deslegitimação do formato político da ocupação colonial e, com isso, a globalização da forma de estado nacional soberano. A contribuição dos países socialistas para isso foi determinante”, ponderou o especialista.

Trabalhadores fazem o partido

Entre vários outros temas, Luís Fernandes discorreu sobre a contribuição de Lênin com sua teoria da ação política e opinou sobre a grande atualidade de obras clássicas do autor e revolucionário russo, a exemplo do ensaio “O que fazer?”, em que desenvolve a teoria do partido de novo tipo.

“Lênin formula essa ideia sobre a evolução da consciência dos trabalhadores nos marcos e na superação do capitalismo. O que ele introduz na obra “O que fazer?” é que o desenvolvimento de uma consciência, para além dos horizontes de uma ação corporativa, implica ação contínua dos trabalhadores na luta política, se confrontando com lutas gerais na sociedade, levando a uma consciência mais avançada. E daí a organização dos trabalhadores em partidos políticos em cada país torna-se essencial”, destacou, lembrando que também a fundação do Partido Comunista no Brasil tem influência direta das ideias e da ação de Lênin na revolução de outubro de 1917.

“Foi grande a contribuição dele sobre a necessidade de participação política e disputa efetiva pela hegemonia política nas sociedades em que esses partidos atuavam”, pontuou.

Lênin das alianças

Luís Fernandes frisou, ainda, o lugar de Lênin como teórico dos fundamentos de políticas de alianças.

“Lênin é crítico de formulações sectárias, sempre recomenda flexibilidade tática. E pratica isso na Revolução Russa”, comentou, lembrando dos ensinamentos não-principistas e não-dogmáticos do revolucionário russo.

“Precisamos entender hoje no que as teorias de Lênin ainda são relevantes e ter a coragem de desenvolver sua teoria de modo não-dogmático” , indicou.

Clique aqui para assistir a íntegra da entrevista.