Boas vindas ao Portal Grabois, conheça nossa marca
O que você está procurando?

Nova direção da FMG prepara ações para 2023

24 de maio de 2023

Reunião da nova diretoria da Fundação Mauricio Grabois preparou ações para 2023.

Adalberto Monteiro (foto) assumiu a presidência da Fundação Mauricio Grabois

Por Osvaldo Bertolino

Em reunião realizada na noite de segunda-feira (22), a direção da Fundação Maurício Grabois com novos nomes indicados pelo Comitê Central do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e aprovados pelo Conselho Curador para recompor a gestão em curso iniciou os preparativos para a nova fase. O presidente Adalberto Monteiro informou que o processo de adequação jurídica das mudanças aos Estatutos está em andamento. E sugeriu a elaboração de projetos em cada diretoria, que passarão por avaliações do coletivo da direção.

Disse que a etapa de conceber um plano de trabalho deve se iniciar imediatamente, levando em consideração duas finalidades precípuas da Fundação: formar a militância do PCdoB, conforme define seus Estatutos, atuando em conjunto com a Escola Nacional João Amazonas; e a produção e difusão de conhecimentos, participando da luta de ideias. Reforçou que essas premissas perpassam todas as diretorias.

Também informou que o trabalho na área de comunicação está sendo reforçado, com uma programação nas redes sociais associada aos meios de comunicação da fundação, em especial o Portal Grabois. Informou que o jornalista e historiador Osvaldo Bertolino assume a coordenação da comunicação e que as seções estaduais serão integradas ao projeto de trabalho, de acordo com suas condições.

Aloísio Sérgio Rocha Barroso, diretor de Estudos e Pesquisa, falou em seguida, saudando os novos integrantes e ressaltando o método de trabalho coletivo de Adalberto Monteiro como questão crucial. Citou duas condições importantes para esse método: a confiança da militância do PCdoB em sua direção e sua ativa atuação em momentos de grandes desafios, como demonstram a participação no apoio ao governo Lula e o no enfrentamento com o bolsonarismo.

Realçou a importância da formação, citando o Encontro de professores que celebrou os vinte anos da Escola João Amazonas nos dias 20 e 21 de maio, num momento de revigoramento do Partido, conforme definição do 15º Congresso. E sugeriu a preparação de atividades relativas ao centenário da morte de Lenin, em 21 de janeiro de 2024.

José Antônio Bertotti, que está assumindo a diretoria de Temas Ecológicos e Ambientais, também saudou os demais novos membros da Fundação e enfatizou que o momento é de grande responsabilidade diante do desafio representado pela conjuntura do governo Lula. Realçou a importância da luta política e de ideais como fundamental, uma grande tarefa da Fundação. Destacou o trabalho conjunto com a escola João Amazonas como importante fio condutor da corrente comunista no Brasil.

E deu destaque para o meio ambiente, enfatizando que se trata de um problema intrínseco ao capitalismo. Defendeu a ampliação do debate sobre o desenvolvimento sustentável, como a questão das energias renováveis. Citou como exemplo o debate na China sobre eco socialismo e propôs a realização de um seminário sobre a questão ambiental.

Ilka Bichara, que está assumindo a diretoria de Formação, depois de saudar os novos integrantes da Fundação deu destaque para o Encontro de professores, lembrando que dele surgiram sugestões e propostas que devem ser aproveitadas num plano de trabalho.

Nilson Araújo de Souza, diretor de Comunicação, também saudou os novos integrantes da Fundação, destacando o papel do Adalberto Monteiro, e falou da importância da comunicação e da publicação de livros como meios de difusão de ideias. Deu destaque para a criação da cátedra Cláudio Campos, centrada no estudo da questão nacional e na transição ao socialismo. Destacou a questão democrática, inserida no conceito de frente ampla, como central da luta política para derrotar o fascismo e promover o desenvolvimento.

Fernando Garcia, coordenador do Centro de Documentação e Memória (CDM) da Fundação, recordou a gestão de Adalberto Monteiro – que antecedeu Renato Rabelo –, reiterou as boas-vindas aos novos integrantes da direção e complementou a fala de Nilson Araújo sobre a publicação de livros, citando a lista de títulos que está em processo de produção. Falou também da publicação da revista Princípios com uma equipe auxiliar, fora do âmbito da Fundação. E destacou a publicação do livro iconográfico sobre o centenário do PCdoB, já publicado digitalmente e em fase de publicação impressa.

Cida Pedrosa, que está assumindo a diretoria de Cultura, também reiterou a saudação aos novos membros e falou da felicidade de estar se integrando à direção da Fundação. Disse que os comunistas têm na cultura uma das suas essências, citando a trajetória do Partido no meio cultural. Sugeriu o início da organização dos comunistas para a participação na Conferência da Cultura, em vias de preparação. Sugeriu também quadros na TV Grabois abordando poesia e cultura, inseridas na questão social.

Ricardo Abreu Alemão, que está assumindo a diretoria de Estudos e Cooperação Internacional, igualmente saudou os novos integrantes da Fundação e falou dos preparativos para o encontro do Foro de São Paulo, em andamento. Falou também da possibilidade de publicações da Fundação em inglês e espanhol para dar mais amplitude aos trabalhos. Citou a aproximação do aniversário de 50 anos da morte de Salvador Allende, ex-presidente do Chile, em 11 de setembro, e sugeriu a participação da Fundação na série de eventos que devem marcar a data.

Rosanita Campos, diretora da cátedra Cláudio Campos, também cumprimentou os novos integrantes da Fundação e falou da elaboração de propostas, como a realização de um seminário sobre desenvolvimento com uma variada gama de temas. Sugeriu a publicação de um livro de Carlos Lopes, vice-presidente do PCdoB, sobre literatura. Sugeriu também um seminário sobre a questão nacional e a Revolução Chinesa. E um evento sobre a questão nacional e o socialismo no pensamento de Cláudio Campos

Olgamir Amancia de Oliveira, diretora de Políticas Públicas, fez também saudações aos novos integrantes da Fundação e sugeriu uma agenda de prioridades, destacando a importância do debate sobre meio-ambiente, proposta por Bertotti.

Osvaldo Bertolino lembrou o processo de organização da Fundação, citando a criação do Portal Grabois, da TV Grabois e de todo o seu acervo, com destaque para o CDM e a escola João Amazonas. Sugeriu a elaboração de um projeto de comunicação.

Adalberto encerrou a reunião enaltecendo as propostas de elaboração de um projeto de trabalho conjunto, com início imediato.

Tags